Secretaria de Saúde confirma primeiro caso suspeito de varíola dos macacos em Maringá

Paraná confirma mais um caso de varíola dos macacos. Outros oito suspeitos estão em investigações

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

A Secretaria de Saúde de Maringá confirmou o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos (monkeypox) em Maringá. Trata-se de uma jovem com idade entre 20 e 30 anos  que teve contato com um morador de São Paulo – que também apresentou sintomas. A jovem está em isolamento. A informação foi revelada pela gerente de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde, Maria Paula Botelho em entrevista a repórter Nádia Lopes no Bora Maringá, que vai ao ar diariamente na Band Maringá.

A secretaria continua realizando a capacitação dos profissionais da saúde para detecção e diagnóstico precoce da doença. Ministrado pela médica epidemiologista Jussara Titato, o treinamento é oferecido a médicos e enfermeiros das redes pública e privada, e residentes das instituições de ensino de Maringá. A capacitação também é aberta para outros municípios e nesta quinta, 14, ocorre no Auditório Hélio Moreira.

A monkeypox é uma doença viral, e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

Fonte: O Dia na Cidade

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile