Sede da UEM passará a contar com curso de Engenharia Têxtil em 2025

Fundo Patrimonial da UEM será criado nesta terça-feira

Desde 1991 a UEM se destaca como a única universidade estadual a desenvolver a graduação no Brasil - Foto: Arquivo UEM

O curso de Engenharia Têxtil, já tradicional no Câmpus Regional de Goioerê (CRG) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) passará a ofertar a graduação, também em Maringá a partir do ano que vem.

Aprovada internamente pelos conselhos da UEM, a expansão do curso para Maringá foi autorizada pelo governo estadual em decreto publicado no Diário Oficial do Paraná do último dia 12.

Desde 1991 a UEM se destaca como a única universidade estadual a desenvolver a graduação no Brasil. Em todo o país, apenas quatro Instituições de Ensino Superior (IES) ofertam o curso.

Conforme o reitor da UEM, Leandro Vanalli, a abertura de turmas em Maringá busca suprir a crescente demanda do polo têxtil da região por mão de obra qualificada. “Essa oportunidade vai capacitar ainda mais os profissionais da nossa região, que tem um renomado polo têxtil e de moda”, destacou.

Entre todos os cursos de Engenharia atualmente desenvolvidos no câmpus sede da UEM, a nova graduação será a única com aulas no período noturno. A medida visa atender a profissionais que já atuam no mercado de trabalho e buscam capacitação. As turmas sediadas em Goioerê seguem com atividades em período integral.

A grade curricular e o projeto pedagógico das novas turmas serão os mesmos utilizados no CRG.  O curso desenvolvido no câmpus sede também estará vinculado ao Departamento de Engenharia Têxtil (DET), sediado em Goioerê, que fornecerá parte do corpo docente para as aulas em Maringá.

Vagas

Estão previstas 21 vagas para a turma inicial, distribuídas entre o Vestibular de Verão 2024, o Processo de Avaliação Seriada (PAS) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Outras 21 vagas serão abertas em Goioerê.

O PAS 2024 tem prova marcada para o dia 1º de dezembro deste ano, enquanto que, no caso do Vestibular de Verão 2024, as provas serão aplicadas em 12 de janeiro de 2025. Ambos os concursos devem ter inscrições abertas a partir de setembro.

Já o Sisu/UEM seleciona os candidatos por meio das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas do Enem 2024 estão previstas para os dias 3 e 10 de novembro, e as inscrições se encerraram em junho.

Sair da versão mobile