Segundo encontro do Slam Pé Vermelho em 2024 será no próximo domingo (17)

Registro do encontro inaugural da temporada 2024 (Crédito: Gabriel Brunini)

O segundo encontro do Slam Pé Vermelho em 2024 já tem dia e local: próximo domingo, 17 de março, às 16h, no Turco Conveniência (que fica na avenida Mario Clapier Urbinati, 843, Zona 7).

É o campeonato de poesia falada que faz parte da cena urbana de cultura em Maringá, no Norte. Somando todas as edições, na verdade essa de domingo já é a 37ª.

O 1º lugar leva a vaga para a final 2024, mais um livro do Slam da Guilhermina.

O Slam Pé Vermelho existe desde 2019 na Cidade Canção e, antes, ocorria na Praça Renato Celidônio, também conhecida como “Praça da Prefeitura”. Mas com as obras do Eixo Monumental naquela região, os pés vermelhos estão itinerantes em 2024. O primeiro encontro ocorreu na Coletiva Mostra Multicultural, com dois livros para cada poeta vencedor da batalha; e o público também levou livros, zines e adesivos pra casa.

Quem realiza o Slam são produtores culturais, poetas e professoras de literatura que formam o Coletivo Pé Vermelho.

Poetry slam

Para quem não sabe, conforme informações do Coletivo, o “poetry slam” (em português, batalha de poesia) é um campeonato de poesia falada em que poetas apresentam textos autorais sem uso de figurinos, fantasias ou música. As apresentações são julgadas por pessoas que as pontuam de 0 a 10.

O poetry slam surgiu nos EUA na década de 1980 e se espalhou pelo mundo. Ele conta, inclusive, com etapas internacionais que reúnem poetas de vários países.

O slam visa a prática da oralidade e da partilha de ideias, não há estilos ou temas específicos para participar do campeonato que é aberto às várias linguagens e assuntos possíveis.

Sair da versão mobile