Desde 2017, ocorre em Maringá, o Seminário de Justiça Restaurativa que visa dialogar, conectar e escutar as pessoas, conscientizando a comunidade e incentivando a construção de ambientes com cultura e paz. Neste mês quando é celebrada a ‘Semana Municipal de Justiça Restaurativa e Cultura e Paz’, a Prefeitura de Maringá vai realizar nos dias 9 e 29 o seminário que vai reunir grandes nomes da justiça restaurativa nacional, palestras online de pioneiros nos estudos, entre outros.
Destaque fica por conta da palestra mediada pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Leoberto Brancher. No dia 9, a partir das 19h, o evento ocorrerá no Auditório da Sicredi Dexis e no dia 29, a partir das 8h30, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Maringá.
As palestras vão abordar temas como justiça restaurativa no ambiente escolar, punição e resolução de conflitos e justiça restaurativa e trauma (confira a programação completa abaixo). O evento, voltado para servidores e comunidade em geral, é realizado pelo Programa Maringá da Paz – Núcleo de Justiça Restaurativa, referenciado à Secretaria de Educação (Seduc).
Além da prática na Prefeitura Municipal, todas as 117 unidades escolares contam com ′Comissões de Paz′, espaços informais de estudos e de aplicação das práticas restaurativas para construção de um ambiente escolar com uma cultura de paz.
O Seminário de Justiça Restaurativa é realizado pela Prefeitura de Maringá, por meio do Programa Maringá da Paz – Núcleo de Justiça Restaurativa, referenciado à Secretaria de Educação (Seduc), e conta com apoio da Central de Pacificação Restaurativa Laboral da Secretaria de Gestão de Pessoas, secretarias da Mulher e Esporte, além da Sicredi Dexis, OAB Maringá (Comissão de Justiça Restaurativa), Programa Justiça Restaurativa e Cultura da Paz da Universidade Estadual de Maringá e Ostellato Movelaria.
Programação do Seminário de Justiça Restaurativa:
Quinta-feira, 9 de novembro:
Horário: 19h às 22h
Local: Auditório da Sicredi Dexis, na Avenida Paraná, 891
Programação:
– Palestra com a diretora do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Juiz de Fora (MG), Geovana Faza
Tema: Justiça restaurativa informada pelo trauma: Importância das dimensões comunitária, organizacional e institucional no endereçamento de ciclos de violência.
– Palestra com o defensor público-geral do Paraná, André Giamberardino
Tema: Mas o que é fazer justiça? Punição e resolução de conflitos no século 21
Quarta-feira, 29 de novembro:
Horário: 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h
Local: OAB Maringá, na Avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 970, Zona 2
Programação:
– 8h30 – Abertura com apresentação das atividades realizadas em Maringá
– Palestra com o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Leoberto Narciso Brancher (palestra online).
Tema: Justiça restaurativa na educação
– Palestra com a juíza de direito da 1ª Vara Criminal de Ponta Grossa, Laryssa Angélica Copack Muniz
Tema: Aprendendo a ensinar com humanidade: a justiça restaurativa e sua contribuição para o ambiente escolar
Para se inscrever basta acessar o link e preencher o formulário abaixo:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd0i90jBl3KE5cS_Eqe6ywOAARpgsWu0YPYuGSxkFfSZ5O1nw/viewform