Moro é candidato ao Senado da República pelo partido União Brasil, o ex-ministro de Bolsonaro foi pré-candidato a Presidente da República pelo PODEMOS, mas desistiu da candidatura pois teve seu pedido de endereço eleitoral indeferido em São Paulo. Segundo a pesquisa Ipec o ex-juiz aparece com 25% em segundo lugar, atrás do atual Senador da República Alvaro Dias (Podemos) 35%. Moro é natural de Maringá-PR, formado em direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi ex-juiz federal, professo universitário e ministro da Justiça do Governo Jair Bolsonaro (PL).
Em entrevista Sergio Moro disse que se candidatou ao Senado para mudar o protagonismo do congresso nacional, pois acredita que pode contribuir para “mudar o Brasil para melhor”. “Sendo um agente fiscalizador” além de “propor reformas”, disse Moro.
Pergunta do colunista José Wallaf: Por qual motivo o senhor escolheu em primeiro momento se candidatar pelo estado de São Paulo e não pelo Paraná? Sendo que o Paraná é seu estado natal.
Resposta de Moro: “Eu tenho muito orgulho de concorrer pelo Estado Paraná, pois aqui comecei uma grande operação como a lava-jato, mas antes estava no partido PODEMOS, mas eles me queriam eu concorresse em São Paulo para vencer os candidatos do PT”.
Pergunta do colunista José Wallaf: Antes do pleito eleitoral o senhor criticava o governo Bolsonaro, assim como o ex-presidente Lula, atualmente o senhor critica diretamente o candidato Lula, e chega dizer que tem um adversário comum com o presidente Bolsonaro, que no caso é o candidato do PT Lula. A pergunta é o senhor usa essa estratégia para captar votos dos Bolsonaristas?
Resposta de Moro: “Eu e o Bolsonaro temos o mesmo adversário em comum o Lula e o PT, o ex-juiz frisou ainda dizendo que tem uma história aguerrida com a operação Lava Jato, e que será um grande adversário do ex-presidente Lula caso ele seja eleito. Destacou Sergio Moro que se for eleito vai te total independência como sempre teve em sua vida pública”.
Pergunta do colunista José Wallaf :Quais são os seus principais projetos caso seja eleito?
Resposta de Moro: “Levantar a bandeira ante corrupção, e todos os demais seguimentos como saúde, segurança e educação”.
Em entrevista à CNN, o candidato Moro disse que “Nunca foi e nunca Será” inocente nos processos em que Lula foi réu na operação Lava-Jato. Disse ainda:
“Lula e PT são meus adversários. Na época da Lava-Jato, eu era juiz e estava cumprindo o meu papel, mas agora que estou entrando na política, tenho que refutar e combater essas tentativas de perseguição. Agora vem o ex-presidente mentir em rede nacional falar que foi inocentado, ele não foi e nunca será”
Em resposta Lula responde
Mais tarde, o candidato Lula, através de nota, se manifestou sobre a entrevista de Sergio Moro desta quarta-feira (14/09/2022).
“Os processos a que Moro se refere foram anulados, justamente pela parcialidade do juiz. O sistema judiciário é hierárquico então as referidas condenações não existem mais. Moro foi considerado parcial também pelo comitê das Nações Unidas, em caso julgado por 18 especialistas de diferentes países do mundo. Lula venceu todos os demais casos na justiça, nas mais diversas instâncias”, disse.
TRE aprova por unanimidade a candidatura de Sergio Moro e rejeita impugnações
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná na tarde desta sexta-feira (16). Rejeito por unanimidade às seis ações de impugnações apresentadas contra a candidatura do ex-ministro Sergio Moro, torna-se assim legível para ocorrer uma cadeira do Paraná no Senado Federal pelo União Brasil.
Mais notícias: Jornal O Maringá