Sessão de ‘Ressurgido’ e concerto do Coro Escola Universitário são atrações do 2º dia da 8ª SAU

Apresentação do Coro Escola Universitário em evento de 2024 (Crédito: Arquivo/Cristiano Martinez)

Sob o tema “viemos para ficar!”, a 8ª edição da Semana de Artes (SAU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) chega a seu segundo dia de atividades nesta terça-feira, 6 de agosto.

Pela manhã, ocorre a 1ª Conferência de Cultura da UEM no auditório da Biblioteca Central (BCE). Depois, às 12h15, “Preces antes de dormir – zines musicais”, com Nina Ferreira, no saguão da BCE.

No período da tarde, exibição do filme “Ressurgido”, de Ribamar Nascimento. A sessão será às 14h, no auditório da BCE.

A trama de “Ressurgido” se passa em um futuro distópico, em que Talita Shinkai (Beatriz Diaféria), uma defensora pública, e um misterioso cyborg astronauta, Lazar Volkov (Sérgio Menezes), desvendam os crimes derivados do uso de uma tecnologia militar vazada que controla pessoas a distância, capaz de iniciar o fim da civilização e agora está nas mãos de uma Inteligência Artificial.

Na verdade, é curta/piloto Sci-fi com roteiro e direção de Nascimento. É produzido com verba de Incentivo à Cultura Lei Municipal de Maringá n.o 11200/2020 Prêmio Aniceto Matti.

Cena de “Ressurgido” (Crédito: Reprodução)

Já às 15h, 1ª Mostra de Videoarte da UEM, no mesmo auditório.

Às 17h, “Vivência Ballroom – Encruzilhadas de CUNT”, com Ballroom Londrina (Londrina/PR). Local: Sala 7, BlocoA34

Às 18h30, espetáculo cênico musical “Opereta Forrobodó” e DUO Castro Ruivo. Local: Teatro Universitário de Maringá.

E, fechando o dia, apresentação Musical do Coro Escola Universitário da UEM, às 20h, no auditório da BCE.

Aliás, o Coro comemora duas décadas de existência. A apresentação, aberta ao público em geral, terá entrada franca.

O Coro Escola Universitário pertence ao Projeto de Extensão Corais do curso de Música da UEM. Foi a primeira ação coral do curso iniciado pelo professor João de Castro, em 2004.

No ano seguinte, a professora Andréia Anhezini assumiu o projeto. Em 2006, com a criação do Curso de Bacharelado com Habilitação em Regência Coral, foi criado o conceito de “coro escola”, oferecendo também as habilidades da regência para os acadêmicos.

É um coro comunitário, tanto para o público interno e externo da universidade. Pode participar qualquer pessoa maior de 16 anos, mas não há limite de idade.

As vagas para o Coro abrem sempre no início do ano letivo. São mais de 50 participantes de ambos os sexos.

Realização

A 8ª SAU é uma realização da Universidade Estadual de Maringá, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Diretoria de Cultura e Comitê Gestor Cultural.

A ação integra o selo OCUPA UEM – Arte e Cultura.

Sair da versão mobile