“Setembro Amarelo Salva Vidas”

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha cresceu e conquistou o Brasil inteiro

“Setembro Amarelo Salva Vidas”

-PREVENÇÃO. Se precisa de ajuda, ligue para 188, Centro de Valorização da Vida, você não está sozinho. REPRODUÇÃO.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Tratando-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo cresceu e conquistou o Brasil inteiro. Para isso, o apoio das federadas, núcleos, associados e de toda a sociedade é fundamental. A equipe do jornal O Maringá conversou com a Psicóloga, CRP 08/28405, Talita Medeiros que explica um pouco mais sobre o surgimento da prevenção e formas de como perceber que um indivíduo precisa de ajuda.

Considerado um mês da Conscientização à Vida, o que vem a ser a sigla “Setembro Amarelo”?

O setembro amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio que iniciou em 2015, mas essa campanha a nível mundial acontece desde 2003 e o dia 10 de setembro é nomeado o dia mundial de prevenção ao suicídio. A cor da campanha foi adotada de uma tragédia que aconteceu em 1994, onde um jovem de 17 anos tirou a vida dirigindo um carro amarelo. Essa campanha é de extrema importância, pois o suicídio é um problema de ordem de saúde pública e pode ser evitado. A cada 40 segundos, uma pessoa morre por conta do suicídio. É uma problemática que não conseguimos mensurar, mas podemos nomear sendo de ordem mundial, pois está presente no mundo todo.

Qual é o tamanho desse problema?

O tamanho desse problema é de ordem mundial, está presente em diversas classes sociais, áreas e culturas. Segunda a Organização Mundial da Saúde, (OMS), cerca de 800 mil pessoas morrem por ano por causa do suicídio. É responsável por 1,4 % de mortes no mundo e no ranking de mortes está em 18º.

Como clima escolar e saúde mental se relacionam?

O clima escolar e a saúde mental se relacionam o tempo todo. Pensando na escola como ambiente que não apenas proporciona o conhecimento, o novo, mas um ambiente onde a cultura e a diversidade estão presentes também, a escola pode ser a rede de ajuda que pode promover a saúde mental. Pensando na saúde mental composta e desenvolvida por essa interação com o meio e com o indivíduo, a escola pode ser essa fonte de saúde mental, levando os

indivíduos a viverem em um ambiente de harmonia, segurança e acolhimento, evitando assim os pensamentos e as tentativas suicidas.

Que tipo de ações as escolas podem fazer para atuar no problema?

Diante dessa problemática entende-se que a escola também pode ser uma rede de apoio e de auxilio diante dessa demanda, então, a escola pode ser essa porta de entrada para a conscientização, orientação, por meio de palestras, grupos de apoio, proporcionando direcionamentos tanto aos pais como ao aluno, quanto para os familiares diante de uma demanda ou de uma situação similar que possa levar o suicídio.

O bullying tem alguma coisa a ver com essa história toda?

A prática do Bullying, pode desencadear pensamentos e até tentativas suicidas. O bullying por si só, é uma prática onde traz problemas de ordem emocional, física, social, levando o indivíduo ao sofrimento e a pessoa que comete o suicídio, ela não quer tirar a sua vida, quer tirar aquilo que está gerando sofrimento, e o bullying é uma prática onde gera sofrimento, dor, para o indivíduo. Então, o bullying está muito relacionado principalmente aos adolescentes e até a fase jovem, onde muitas vezes a consequência desse bullying gera pensamentos e tentativas suicidas.

Tem alguma forma que podemos ajudar, no caso de descobrir indícios de que o jovem precisa de ajuda?

Sim, existem formas de poder ajudar as pessoas que estejam manifestando pensamentos ou atos suicidas. Pensando no jovem, mas qualquer faixa etária, qualquer indivíduo que apresenta sofrimento, é importante identificarmos e saber quais são os passos para ajudar. Algo importante a se destacar é que o indivíduo que pensa, tenta e até pratica o suicídio em si, são pessoas que não querem tirar a vida, somente tirar aquilo que está gerando um sofrimento. Então, o suicídio, falamos sobre dor e sofrimento e vou destacar alguns pontos importantes para nos tornarmos agentes de transformação na vida de quem precisa.

E eles são;

O primeiro passo é identificar mudanças que vem gerando sofrimento ao mesmo [individuo];

Partindo disso, o passo seguinte é acolher esse indivíduo, proporcionar um espaço de confiança, de escuta, onde possa falar e não ser julgado, onde possa expressar aquilo que está doendo; partindo desse ponto, o próximo passo é encaminhar a pessoa, na grande maioria acompanha-la nas redes de apoio especificas que possa auxiliar nesse momento tão difícil;

Partindo dessas redes de apoio, manter a vinculação com essa pessoa, sempre a motivando, sempre abrindo esse espaço de apoio para que o mesmo consiga se restabelecer. Diante dos passos que falamos agora, gostaria de apresentar, os serviços ofertados, redes de apoio que podem auxiliar o indivíduo apresentando essa demanda.

Sendo eles;

Os Centros de Atenção Psicossocial, (CAPS); Postos e centros de atendimento; Emergência Psiquiátrica; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, (Samu), com o telefone 192; As Unidades de Pronto Atendimento, (Upas); Prontos Socorros; Hospitais;

Gostaria de destacar também o Centro de Valorização da Vida, (CVV), que é um ambiente onde proporcionam uma linha de telefone com o número 188, que todos podem ligar a qualquer horário e vai ter pessoas que vão estar auxiliando as pessoas que mostram sinais de sofrimento, fazendo acolhimento via telefone. Sua vida é preciosa, você não está sozinho. Juntos a favor da vida..

A Psicóloga, CRP 08/28405, Talita Medeiros explica um pouco mais sobre o surgimento da prevenção e formas de como perceber que um indivíduo precisa de ajuda. FOTO-ARQUIVO PESSOAL

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile