O candidato a prefeito Silvio Barros, acompanhado pela candidata a vice-prefeita, Sandra Jacovós, compartilhou nesta segunda-feira, 16, suas propostas de governo para empresários da cidade. Em um encontro promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) e pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), ele apresentou um panorama de projetos voltados à educação, desenvolvimento econômico, saúde, segurança, meio ambiente e infraestrutura, entre outros.
Recepcionado pelo presidente da Acim, José Carlos Barbieri, e pelo presidente do Codem, Mohamad Ali Awada Sobrinho, Silvio Barros teve 20 minutos para apresentar as suas propostas e depois mais 20 minutos para responder a perguntas. Ao final do encontro, o candidato recebeu um documento que foi elaborado por representantes dos conselhos da Acim e das Câmaras Técnicas do Codem e que apresenta indicadores e metas para Maringá nos eixos de educação, saúde, segurança, equilíbrio fiscal e meio ambiente.
Antes de Silvio Barros, o setor produtivo ouviu, na Acim, os candidatos Evandro Oliveira (PSDB) e Pastor José Santos. Nas próximas duas segundas-feiras serão ouvidos Edson Scabora (PSD) e Humberto Henrique (PT).
Confira os principais pontos abordados por Silvio Barros.
Educação
Silvio Barros frisou a importância de modernizar o sistema educacional de Maringá, utilizando recursos tecnológicos para melhorar o processo de alfabetização e ampliando o atendimento nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), que operam em turno integral. Ele também chamou atenção para a necessidade de aumentar a oferta de vagas no ensino integral.
Um dos principais pontos de sua proposta educacional é o foco na saúde emocional dos professores. “Vamos implantar o Programa de Saúde Emocional para os profissionais da Educação em parceria com a Secretaria da Saúde. Os professores estão sob muita pressão, pois são, além de educadores, formadores de caráter.”
Barros também enfatizou a necessidade de reestruturar o modelo de ensino. “Muitos ramos evoluíram drasticamente nos últimos 100 anos. O carro saiu de um calhambeque para um veículo altamente tecnológico, e o telefone virou um computador que carregamos no bolso. Já a sala de aula continua igual, com giz e quadro negro. Com esse modelo, não vamos preparar nossas crianças para competir em um mundo cada vez mais tecnológico.”
Outra proposta apresentada foi a criação do Centro de Incentivo aos Estudos, voltado para estimular o interesse de crianças e jovens em estudar.
Desenvolvimento Econômico
Silvio Barros ainda destacou que seu governo vai consolidar o Parque de TI e criar o FAB LAB Maringaense, um laboratório de inovação onde estudantes e jovens profissionais poderão desenvolver protótipos em escala real. Ele também mencionou a transformação da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (AMTECH) em um centro de desenvolvimento e intercâmbio de tecnologia.
Na área de startups, Silvio tem planos de ampliar o apoio às empresas com foco no setor agropecuário e consolidar a identidade turística da cidade, associando Maringá à música, em razão de seu título de “Cidade Canção”. “Deveríamos fazer um mercado associado à música, que é uma cadeia produtiva muito grande. Isso pode fortalecer nossa economia e nos colocar como referência turística.”
Entre outras propostas, está a revitalização do comércio de rua, com foco no bairro Maringá Velho, além da implementação do programa Descomplica Paraná, para agilizar processos burocráticos no município.
Meio Ambiente
A sustentabilidade também está no centro das propostas de Silvio Barros. Ele afirmou que vai recuperar o nível das águas do Lago do Parque do Ingá e implementar tecnologias voltadas ao programa Lixo Zero, com o objetivo de inserir Maringá na economia circular. “Não podemos continuar enterrando resíduos.
O programa Lixo Zero vai garantir que não deixemos passivos ambientais para as próximas gerações.”
Além disso, Silvio Barros implantará a Clínica Veterinária Municipal, em parceria com instituições de ensino e ONGs, e fomentará programas de adoção de animais.
Assistência Social
Sobre a questão dos moradores de rua, Silvio ressaltou que diferentes perfis de pessoas nessa situação exigem abordagens específicas. “Tem morador que quer morar na rua. Tem morador de rua que está na rua por uma questão circunstancial, mas quer voltar a integrar a sociedade. Essa pessoa precisa de atendimento especifico, de emprego, de um lugar para dormir e morar temporariamente. E tem quem está na rua por causa das drogas. Ninguém os quer em casa. Assim, a atenção que a Prefeitura tem que dar nesse caso é a internação. Assim, precisaremos de um acordo com o judiciário, porque não se permite internação sem decisao judicial ou sem permissão da família”
Silvio Barros também informou aos empresários que reestruturará as equipes que atendem essas pessoas e ampliará a rede de atenção para mulheres vítimas de violência doméstica. Ele também se comprometeu a aumentar o número de vagas no Portal da Inclusão Masculino e implantar o Portal da Inclusão Feminino.
Esporte e Cultura
No campo esportivo, uma das principais propostas de Silvio Barros é a criação da Maratona Cidade Canção, com o objetivo de inserir Maringá no mapa de eventos esportivos nacionais e internacionais. “Trata-se um baita desafio, mas a gente acha que vale a pena. Isso pode nos colocar em um mapa muito interessante, tanto do ponto de vista econômico quanto esportivo”, disse
No setor cultural, Silvio Barros irá criar o Programa Fábricas de Cultura, um núcleo central para criativos e inovadores, além de recuperar espaços culturais para realização de eventos. Ele novamente frisou a necessidade de explorar melhor o título de “Cidade Canção”, promovendo Maringá como um destino turístico musical. “Precisamos de espaços para que nossos artistas possam desenvolver seu trabalho, de forma remunerada, especialmente no setor musical, o que pode abrir um mercado extraordinário para o turismo.”
Infraestrutura e Segurança
Silvio Barros apresentou propostas para melhorar a infraestrutura da cidade, incluindo a duplicação do Contorno Sul e da Avenida Paranavaí, além da construção da Ponte Guaiapó/Sarandi e de um viaduto de acesso à Avenida Nildo Ribeiro/Paiçandu. Também mencionou a construção de novas passagens e viadutos no Contorno Norte.
No que diz respeito à segurança, Silvio Barros deixou claro conta com o suporte e orientação do deputado estadual Delegado Jacovós, que tem mais de 40 anos de experiência na área, e também com o apoio do deputado estadual Soldado Adriano José, que é presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Silvio Barros defendeu a necessidade de implantar módulos de segurança nos distritos de Iguatemi e Floriano e em regiões outras regiões de Maringá. Ele também vê como indispensável a ampliação do efetivo da Guarda Municipal (GM) e a readequação de seus equipamentos, incluindo a compra de novas viaturas, motos e armamentos. “A Guarda Municipal, atualmente, pode exercer papel de polícia, o que não era permitido quando eu criei a essa mesma Guarda Municipal em Maringá. (…) Entendemos, inclusive, que podemos colocar carros blindados à disposição da Guarda Municipal, pois eventualmente enfrentarão o crime organizado.”
Saúde
Uma das principais medidas defendidas por Silvio Barros na área da saúde é o restabelecimento do programa “Maringá Saudável de Promoção e Prevenção”, seguindo as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). A proposta visa integrar as secretarias de Educação, Esporte e Assistência Social nas políticas públicas de saúde, com foco na prevenção de doenças. “Cidade saudável não é a que tem mais médicos, remédios, hospitais ou postos de saúde, mas sim aquela onde as pessoas ficam menos doentes”, afirmou.
Entre as propostas, Silvio disse ainda que investirá na capacitação de profissionais das áreas de Saúde, Educação, Esporte e Segurança Pública para o atendimento de pessoas no espectro autista, além de ampliar as equipes multidisciplinares conforme as normas do Ministério da Saúde. Essas equipes incluirão especialistas como pediatra, ginecologista, geriatra, cardiologista, dermatologista, endocrinologista, homeopata, psiquiatra, entre outros, garantindo um atendimento mais completo e especializado.
A reestruturação rede de atenção básica de saúde também foi tema abordado pelo candidato. “A atenção básica está desestruturada. Não sou eu quem está falando, são os servidores. Reestruturar a rede de atenção básica e priorizar o atendimento nos bairros é fundamental”, ressaltou o candidato.
Outro destaque de Silvio para a área da saúde é a construção de duas novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). “Maringá aumentou em 100 mil habitantes desde a última vez que fui prefeito. Nós construímos as UPAs da Zona Sul e da Zona Norte, e agora vamos fazer as das zonas Leste e Oeste”, afirmou.
Além disso, o candidato propõe a implantação de mais residências terapêuticas para o tratamento de pessoas com transtornos mentais crônicos e a implementação do portfólio de tecnologias de Saúde Digital do Ministério da Saúde. Também faz parte do plano de Silvio Barrosm a criação de um Centro de Atendimento Pediátrico e a adoção do Programa Saúde na Escola (PSE), ambos do Ministério da Saúde, para promover o bem-estar de crianças e adolescentes.
Gestão
Silvio Barros deixou claro que seu retorno ao cargo não tem o objetivo de repetir ações anteriores. Durante a apresentação de seu plano de governo, ele destacou que deseja ir além do que já fez em suas gestões passadas e que vê os investimentos na cidade como um fator determinante para o desenvolvimento local. “Não quero voltar à prefeitura para fazer o que eu já tinha feito antes. Não quero empatar ou perder para mim mesmo. Nosso índice de investimentos na Prefeitura no período em que estive à frente da gestão nunca foi abaixo de 20%. O indicador de vocês (Codem e Acim) está em 6%,” comparou Barros, ressaltando a importância de aumentar os investimentos públicos.
Entre suas propostas, Silvio Barros facilitará o acesso aos serviços públicos por meio da descentralização da Praça de Atendimento, com postos volantes ou permanentes em diversos bairros da cidade. Da mesma forma, ele ampliará a participação popular nas decisões do município por meio de plataformas interativas para demandas e consultas públicas.
Aos empresários, Silvio Barros também explicou que criará um Comitê de Desburocratização, com a participação da sociedade civil organizada, para revisar e agilizar processos e serviços municipais. Outra medida será a regulamentação, em áreas possíveis, do regime de trabalho em home office, visando a adaptação às novas realidades de mercado e eficiência na gestão pública.
Assessoria
Veja também