Tem criança na roda: Sucena leva capoeira para crianças neste domingo na Praça da Catedral

tem criança na roda

Para o Grupo Sucena, criador do Festival Infantil de Capoeira, quanto mais cedo a criança começar a praticar, melhor Foto: Breno Passos

Hoje é dia de assistir, conhecer e – se quiser – praticar um pouco de coco, samba de roda, capoeira e outras manifestações da cultura afro-brasileira porque o Centro Cultural Sucena leva para a praça mais uma edição de seu Projeto Ficcab.

Desta vez o Ficcab, Festival Infantil de Capoeira e Cultura Afro-brasileira, acontece a partir das 16 horas na Praça da Catedral e todas as atividades são gratuitas. Embora o foco do projeto sejam as crianças e adolescentes, as atividades são extensivas também aos adultos.

O festival é um projeto do Grupo Sucena e tem o patrocínio do Prêmio Aniceto Matti de Incentivo à Cultura, da prefeitura de Maringá por meio da Secretaria da Cultura, e sua ação é itinerante, com o objetivo de levar as atividades aos bairros, apresentando as manifestações de matriz afro principalmente às crianças. Já aconteceram apresentações no Parque do Ingá, Parque Alfredo Nyffeler e na Praça Vitor Rodrigues Martins.

 

É dança, é luta ou brincadeira de criança?

 

“O objetivo do projeto é fortalecer e difundir ainda mais a cultura afro-brasileira a partir de manifestações artísticas. Além das apresentações, também realizamos aulas e oficinas gratuitas para crianças e adolescentes no nosso centro” explica a contramestra de capoeira e oficineira no projeto Lissandra Felipe da Silva.

Segundo a contramestra, capoeira é o tipo de atividade que se aprende brincando. “Além de ser uma forma excelente de manter a criança em movimento”. Durante a sua prática, a criança aprende não apenas a jogar, mas também a cantar e tocar os instrumentos mais tradicionais de forma dinâmica e lúdica.

A contramestra Lissandra é uma das idealizadoras do festival Foto: Redes sociais

A capoeira é uma arte afro-brasileira que mistura luta, dança, musicalidade e cultura dos povos africanos, que chegaram ao Brasil na época da escravidão. A exemplo de outras manifestações culturais, ela foi proibida por séculos e finalmente reconhecida como atividade desportiva após sua liberação, só na década de 30, portanto, há menos de um século.

Hoje a capoeira é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, reconhecida pela Unesco e é encontrada em todo território nacional e em vários países, sendo considerada como uma das maiores divulgadoras do Brasil no exterior.

 

Benefícios da capoeira

É verdade que a capoeira é uma luta disfarçada em dança. Pelo menos foi no seu início, nas senzalas. Mas, nas ultimas décadas vem se aprimorando com professores cada vez mais qualificados a ensinar suas técnicas com boa didática de movimentos e ritmos musicais

Confira abaixo os benefícios que essa prática oferece.

  1. Melhora as condições psicomotoras.
  2. Alonga todos os membros corporais.
  3. Melhora os reflexos
  4. Ajuda na coordenação dos movimentos diários
  5. Fortalece a musculatura de todo corpo
  6. Melhora a postura
  7. Ativa a circulação sanguínea corporal e cerebral
  8. Ajuda no equilíbrio emocional
  9. Sincroniza movimentos com musicalidade
  10. Melhora o sono, tira o stress e provoca o bem estar.

 

Mais notícias de Maringá

Sair da versão mobile