O Departamento de Bioquímica (BQI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) lançou, na terça-feira, 1º, uma campanha para a arrecadação de itens de higiene para meninas/mulheres em situação de vulnerabilidade social, em prol da dignidade feminina. O trote solidário faz parte da Calourada 2025 e visa arrecadar produtos de higiene pessoal, como absorvente íntimo, sabonete, repelente e pasta de dente.
Os itens arrecadados foram colocados em caixinhas solidárias e distribuídos nos banheiros femininos dos Blocos I89, G80, E46, E78 e do Restaurante Universitário (RU). Cada caixinha tem um slogan impresso com a seguinte frase: “Pegue o que precisar e retribua quando puder”. De acordo com o Departamento da Bioquímica, o objetivo é “ajudar as alunas de uma forma simbólica e solidária”.

A campanha se alinha às propostas para o alcance de três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São eles: ODS 5 – Igualdade de Gênero, pois promove a dignidade menstrual e combate a pobreza menstrual, garantindo que mulheres e meninas tenham acesso a produtos básicos de higiene. Também está relacionada ao ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, já que a falta de absorventes pode levar a problemas de saúde, e ao ODS 10 – Redução das Desigualdades, pois visa garantir que todas as pessoas tenham acesso a itens essenciais, independentemente de sua condição socioeconômica.
O BQI informa que a campanha será permanente e aberta à comunidade interna e externa. De acordo com a coordenação do curso de Bioquímica, não há exigências quanto à quantidade de produtos. A única ressalva é que os itens sejam novos, ou seja, que não tenham sido usados parcialmente e estejam dentro do prazo de validade.
Veja também