UEM apresenta projetos de inovação aprovados pela Ageuni

A universidade garantiu cerca de 25% dos projetos apresentados entre as Instituições de Ensino Superior do Paraná

Os projetos aprovados no primeiro edital da Agência para o Desenvolvimento Regional Sustentável e Inovação do Paraná (Ageuni) serão apresentados nesta quarta-feira (29). O evento será realizado no auditório da Biblioteca Central (BCE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), às 10h30. 

Minha Página AMP

O investimento do governo do Estado para a UEM é de R$ 6,7 milhões e será gerido pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fadec). Os recursos vieram do Fundo Paraná e da Secretaria Estadual da Fazenda. A UEM registrou o maior número de propostas submetidas e aprovadas entre as Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná. Do total de 67, 16 são da instituição de Maringá.

O primeiro edital de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Ageuni visa financiar projetos oriundos de parcerias entre empresas, municípios, cooperativas, startups ou sociedade civil com as universidades.

No evento, o presidente da Ageuni UEM, reitor Leandro Vanalli, vai apresentar os 16 projetos aprovados pelo comitê estadual, que serão contemplados com recursos para viabilização.

Para Vanalli, as parcerias demonstram mais uma etapa da transposição das grades da UEM. A coordenadora da agência em Maringá, Keila de Souza Silva, explica que a aproximação da universidade com a sociedade, os municípios e o setor industrial como um todo é essencial. O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/UEM) é responsável pelo programa na universidade.

Primeiro edital de pesquisa

Depois de coletar 95 demandas de empresas, cooperativas e outros setores da sociedade civil, o comitê regional da Ageuni UEM aprovou 42 propostas e as direcionou a professores pesquisadores de quase todos os centros da universidade para a elaboração de planos de trabalho.

As áreas prioritárias do edital foram: agricultura e agronegócios; biotecnologia e saúde; energias sustentáveis/renováveis (energias inteligentes); cidades inteligentes; sociedade, educação e economia.

Sobre: A Ageuni é um programa do Governo do Estado do Paraná e tem como objetivo integrar o setor público estadual, o setor empresarial, Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná, suas Fundações de Apoio e o terceiro setor, quanto às iniciativas relacionadas à ciência, tecnologia e inovação.

O comitê regional é formado por representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomercio/PR), Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), e o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá. O comitê é coordenado pela professora Keila de Souza Silva e presidido pelo reitor da UEM, Leandro Vanalli.

Serviço

Apresentação dos projetos aprovados no edital de pesquisa da Ageuni UEM

Data: 29 de janeiro de 2025

Horário: 10h30

Local: Auditório da Biblioteca Central (BCE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

*ASC/UEM

Sair da versão mobile