UEM completa 54 anos de história nesta segunda-feira (6)

Crédito: Seti

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) comemora aniversário de 54 anos nesta segunda-feira, 6 de novembro. Essa instituição foi fundada em 1969.

Hoje a UEM tem seis campi distribuídos por todo o estado, além do campus sede em Maringá: Cianorte, Cidade Gaúcha, Diamante do Norte, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama. Também são mantidas atividades de pesquisa e extensão em Porto Rico e Iguatemi.

É uma universidade presente em praticamente todos os cantos do Paraná, promovendo a educação, pesquisa e extensão.

De acordo com a base de dados de 2022, atualmente, o campus sede possui 1.240.323,00 m² de área física, com instalações de blocos didáticos, com salas de aula e laboratórios, blocos administrativos, bibliotecas, restaurante e refeitórios, Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), Hospital Veterinário Universitário, Complexo de Saúde, Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa (Comcap), Escola de Música, anfiteatros e auditórios, museus, Editora (Eduem), institutos de idiomas, estação climatológica, Complexo Esportivo, entre outros.

Com mais de 70 cursos de graduação presenciais e a distância, e 90 cursos de pós-graduação, sendo 56 de mestrado e 34 de doutorado, distribuídos nos sete campi, a Universidade Estadual de Maringá é reconhecida nacional e internacionalmente por sua qualidade de ensino e projetos de pesquisa.

A UEM já foi classificada em diferentes rankings que indicam as melhores instituições de ensino do Brasil e do mundo, além das indicações aos pesquisadores e cientistas da Universidade entre os melhores em território nacional e internacional. Somente neste ano, a UEM foi classificada pelo ranking internacional de ensino superior, o SCImago Institutions Rankings (SIR), como a 14ª melhor universidade do Brasil e a 23ª da América Latina.

Palavra do reitor Leandro Vanalli (Crédito: UEM TV)

História
Antes da criação da UEM, Maringá atendia às necessidades de ensino superior por meio de três instituições estaduais distintas: a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas, que surgiu em 1959, a Faculdade Estadual de Direito e a Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, ambas inauguradas em 1967. Essas três entidades combinadas ofereciam um total de sete cursos.

A Lei nº 6.034, que autorizou a criação da Universidade Estadual de Maringá, foi um marco importante para o sistema educacional de nível superior da cidade, pois uniu as três faculdades estaduais existentes em uma única instituição universitária. À época, o então prefeito de Maringá, Adriano José Valente, desapropriou um terreno de, aproximadamente, 80 alqueires na Zona 7 da cidade e o destinou à instalação do câmpus universitário.

“A nomeação do primeiro reitor da Universidade, José Carlos Cal Garcia, e de seu vice, Ayrton Pinheiro, inaugurou o início da liderança acadêmica e o compromisso com a excelência educacional. A criação da UEM foi parte de um movimento mais amplo que resultou na fundação de outras instituições de ensino superior no Estado do Paraná, como as universidades estaduais de Londrina (UEL) e Ponta Grossa (UEPG)”, diz a ASC/UEM.

Palavra da vice-reitora Gisele Mendes (Crédito: UEM TV)

Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Universidade Estadual de Maringá (ASC/UEM)

Sair da versão mobile