UEM: Debate analisa escalada da crise no Oriente Médio e risco de nova guerra mundial

Foto: Divulgação/UEM

Especialistas discutirão, em debate ao público, a tensão entre Israel e Irã e seus impactos econômicos e geopolíticos

A escalada do conflito no Oriente Médio envolvendo principalmente Israel e Irã, colocando o mundo na iminência de uma Terceira Guerra Mundial, será debatida no dia 31 de outubro (quinta-feira), a partir das 19h30, no auditório Ney Marques, câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O evento “Revolução ou barbárie: a caminho da terceira guerra mundial” reunirá, como debatedores, os professores Pedro Jorge de Freiras, do Departamento de Ciências Sociais (DCS), além de Davi Antonio de Castro Neto e Reginaldo Benedito Dias, ambos do Departamento de História (DHI).

O intuito é iniciar uma discussão sobre a escalada militar mundial com base na ideia da busca do controle do mercado capitalista, para além das leituras ideológicas dominantes.

O encontro será aberto a participação de qualquer interessado, das comunidades interna e externa da UEM, sem a necessidade de inscrição prévia.

A organização é do Espaço Marx, coordenado por Freitas, com apoio do Instituto Paranaense de Estudos Geográficos, Econômicos, Sociológicos e Políticos (Ipegesp).

Guerra aberta

A crise atual envolve pontualmente Israel e Irã, dois países com históricos profundos de rivalidade, mas agora em um cenário de possível guerra aberta com ramificações globais. Este contexto preocupa não apenas os países diretamente envolvidos, mas também potências mundiais como os Estados Unidos, a China e diversas nações europeias, todas temendo o impacto econômico e geopolítico de uma guerra em larga escala.

Israel vem trocando ataques com forças e grupos armados não estatais em vários países da região, incluindo o Irã, a Síria e grupos apoiados pelo Irã que operam no Líbano, em Gaza, no Iraque, na Síria e no Iêmen.

*Informações ASC/UEM

Sair da versão mobile