UEM está entre as 25 melhores universidades do país, segundo RUF 2023

Crédito: Seti

Com nota final de 83,84 (de 0 a 100), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) ocupa a 23ª posição geral no Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado recentemente.

Suspenso na pandemia, o ranking retorna após quatro anos. Nesta nona edição, traz uma avaliação inédita de todas as 203 universidades ativas (públicas e privadas) e dos mais de 18 mil cursos presenciais oferecidos nas 40 carreiras de maior demanda no país.

Minha Página AMP

No caso da UEM, subiu uma posição nesse intervalo de tempo, mantendo-se entre as 25 melhores instituições de ensino superior do país. Ou seja, em 2019 figurava no 24º lugar, com nota final de 81,48.

A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ganham de novo o primeiro e segundo lugares do RUF, respectivamente. A diferença entre USP (nota 98,85) e Unicamp (nota 98,20) é de apenas 0,65 ponto, em uma escala que vai até cem.

Para se manter no “top 25”, a UEM teve os seguintes números, conforme consulta da reportagem: no quesito Pesquisa, alcançou o 24º lugar, com nota de 36,18 (de 0 a 42); em Ensino, a 18ª posição, nota 27,81 (0 a 32); Mercado, 40ª, nota 14,44 (0 a 18); Internacionalização, 54ª, nota 2,83 (0 a 4); e Inovação, 51ª, nota 2,58 (0 a 4).

Um total de 35 cursos da Universidade Estadual de Maringá foram avaliados pelo RUF 2023. As melhores posições ficaram com Biomedicina e Psicologia, ambos em 10º lugar em suas respectivas áreas. Ou seja, estão entre as dez melhores graduações em todo o Brasil – o da USP está no topo.

A coordenadora adjunta do Curso de Psicologia da UEM, professora Adriana Barin de Azevedo, destacou a formação e a produção científica, que impactam na qualidade da educação e no desenvolvimento social sustentável. “Os estudantes atuam em pesquisa, iniciação científica, projetos de extensão, estágios curriculares básicos e profissionalizantes e produção de eventos científicos, com impacto muito grande na sociedade”, afirma a docente, via AEN-PR.

Crédito: Seti

Outros
Além de Psicologia e Biomedicina, a Universidade Estadual de Maringá também se destaca com outros cursos no RUF, como é o caso de Agronomia e Engenharia Química, ambos em 11º lugar – a oferta de Agronomia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) está em 1º e a USP lidera na Engrenharia Química; Engenharia Ambiental, na 13ª posição (USP em 1º); e Educação Física, 12º (USP novamente na ponta).

Metodologia
Desde 2012, a iniciativa do jornal Folha de S.Paulo classifica as melhores universidades e cursos. As instituições são avaliadas a partir de cinco indicadores: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização.

São avaliadas mais de 2.200 instituições de ensino, entre universidades, centros universitários e faculdades. A metodologia atual, desenvolvida em 2012, avalia as universidades a partir de cinco indicadores: pesquisa científica, internacionalização, inovação, qualidade do ensino e avaliação do mercado de trabalho.

Sair da versão mobile