Servidores ativos e aposentados da UEM são homenageados no Dia do Servidor Público

UEM homenageia servidores atividos e aposentados

No campus sede da UEM, em Maringá, o café para os servidores foi servido no Restaurante Universitário Foto: ACS UEM

Entre os eventos em comemoração ao Dia do Servidor Público, nesta segunda-feira, 28, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizou no câmpus sede e em todos os câmpus regionais da instituição homenagens a seus funcionários, com cafés da manhã ou tarde. No câmpus sede, a celebração ocorreu no Restaurante Universitário (RU) no período da tarde e reuniu cerca de 300 servidores e aposentados da instituição.

Após a cerimônia de abertura, foi realizada a homenagem aos 24 aposentados que estavam presentes e representaram os 110 servidores públicos que se aposentaram nos últimos 12 meses (período de 2023/2024). Em deferência aos aposentados pelos serviços prestados à instituição, eles receberam certificados de agradecimento e, em seguida, a servidora pública e cantora Mari Tenório fez uma apresentação musical para o momento de confraternização dos colaboradores da UEM.

A mesma celebração também aconteceu no Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), no período da noite de ontem. As comemorações no hospital continuam nesta terça-feira (29) com a gincana “Game do Servidor”. Os servidores participantes da competição irão concorrer a um sorteio de brindes na quinta-feira (31).

De acordo com a Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH), os eventos em todos os câmpus da UEM visam celebrar a data dedicada a reconhecer e valorizar o trabalho dos servidores que, diariamente, contribuem para o funcionamento da instituição e para o desenvolvimento da sociedade por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.

No RU, o evento foi aberto pelo pró-reitor da PRH, José Maria de Oliveira Marques. “Este é mais um momento de confraternização pelo Dia do Servidor Público, aliás entendo que todos os dias são do servidor, porque somos nós que fazemos a ‘roda girar’. Por isso, agradecemos a todos vocês, em especial aos aposentados 2023/2024 que contribuíram ao longo das últimas décadas para o crescimento da UEM”, afirmou.

 

O reitor da UEM, Leandro Vanalli, iniciou seu discurso, agradecendo a grande adesão dos servidores públicos ao evento do Dia do Servidor Público. “É uma grata surpresa ver a quantidade de servidores e convidados presentes aqui hoje. Somos muito gratos a cada um de vocês que desempenham a sua função, fazendo o máximo que podem em prol da comunidade e da nossa Universidade. Se a UEM é hoje o que é, sem dúvida, é pela qualidade, pela perseverança, dedicação e amor de cada um dos seus servidores públicos”, destacou.

Da mesma forma, a vice-reitora, Gisele Mendes, também parabenizou os servidores públicos, lembrando que a partir da criação do Dia do Servidor Público, pelo então presidente Getúlio Vargas, começaram também a surgir os direitos trabalhistas tão fundamentais para a dignidade humana. “É muito importante celebrar este dia, pois diariamente prestamos serviço público, para melhor atender à população. Agradecemos a cada um de vocês que estão aqui hoje fazendo a diferença na nossa Universidade”, concluiu.

 

Homenagem aos aposentados

Entre os 24 aposentados presentes na cerimônia, a professora Maria Celeste Gonçalves Vidigal, de 72 anos, do Departamento de Agronomia (DAG), doutora em genética e melhoramento, foi a que mais contabilizou tempo de casa. “Entrei em março de 1981 e saí em junho de 2024, foram 43 anos de muito trabalho e dedicação, mas também de muita gratidão. Lembro que comecei dando aula para muitos alunos que tinham a minha idade. É uma satisfação muito grande ter sido funcionária, professora dessa renomada Universidade, que a cada dia galga mais degraus.”

Ela destacou sua trajetória na UEM e a boa classificação que o curso de Agronomia obteve recentemente, sendo classificado em 8º lugar no Brasil e em 1º lugar no Paraná. “O bom posicionamento é graças à nossa dedicação. Nosso grupo de professores é um time maravilhoso que ama o que faz. Se fiquei 43 anos aqui é porque amo o que faço. Era para ter me aposentado em 2008, mas não me aposentei porque criamos cursos de pós-graduação em mestrado e doutorado, dos quais fui coordenadora de dois deles. Então aqui é minha vida e vou sempre lembrar dos meus dias nessa universidade. A UEM é a extensão da minha família”, finalizou emocionada Maria Celeste.

 

Após 34 anos de carreira acadêmica na UEM, a professora Roseli Terezinha Selicani Teixeira, de 64 anos, do Departamento de Educação Física (DEF) também foi uma das homenageadas no dia de ontem. Formada em Educação Física pela UEM, ela conta que iniciou sua caminhada profissional na Universidade em agosto de 1990 como docente concursada. “Quando eu recebi o convite para vir ao evento, pensei logo que seria bacana vir porque fazem apenas quatro meses que me aposentei, então ainda tenho um pouco de memória afetiva daqui, da sala de aula e do ginásio. Por isso, decidi vir para comemorar o Dia do Servidor, pois me sinto contemplada na UEM, que é um espaço onde eu dediquei ao todo 34 anos da minha vida, fazendo um trabalho na formação de futuros profissionais. Me sinto muito honrada e feliz de estar aqui neste momento”, declarou.

 

Carlos Alberto Betinardi Pedro e Valdir Noveli, aposentados do HUM

 

Os ex-funcionários do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), Carlos Alberto Betinardi Pedro, de 61 anos, e Valdir Noveli, de 68 anos, que se aposentaram respectivamente em abril e maio deste ano, estavam juntos no evento e receberam o certificado de agradecimento da UEM.

Betinardi conta que o início do trabalho na Universidade foi difícil, entrou como auxiliar administrativo na recepção e depois passou a atuar como técnico administrativo no almoxarifado. “Passamos por uma greve longa, depois precisei parar meu curso à noite para prestar serviço no período noturno na Universidade. Mas não pensei duas vezes em parar o estudo, quando a instituição precisou. No almoxarifado, tive a oportunidade de conhecer muitas pessoas. Trabalhar em um hospital é preciso muita dedicação, pois temos as dificuldades inerentes de lidar com pessoas que estão doentes, mas valeu a pena, pois sempre existiu muito companheirismo na equipe. Estou contente porque mesmo depois de me aposentar a instituição não esqueceu da gente. Nos chamaram para comemorar este dia dedicado a nós”, comentou.

Já Noveli, que trabalhou por 32 anos como técnico de radiologia no HUM, também comentou sobre a sua trajetória na UEM. “Comecei em 1992, fiquei lá todo esse tempo, procurei dar sempre o melhor de mim. Alguns momentos foram difíceis, mas, no final, tudo foi melhorando para nós. Ao longo desses 32 anos fui me empenhando ao máximo, fazendo cursos, me aprimorando, pois trabalhamos com pessoas doentes, que estão fragilizadas e precisam do nosso cuidado cada vez mais comprometido. Foi tudo muito gratificante e estou feliz por poder estar aqui comemorando o nosso dia.”

Veja também

Sair da versão mobile