UEM tem conceito considerado alto no Índice Geral de Cursos do MEC

UEM disponibiliza vagas remanescentes

Foto: Seti

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está entre as maiores pontuações do Índice Geral de Cursos (IGC), calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

A instituição maringaense recebeu conceito 4, figurando ao lado das universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

No IGC contínuo, a UEM apresentou um aumento: de 3,6485 em 2019 para 3,8522 em 2022. Ainda comparando os dois anos, foram observados aumentos nos seguintes componentes: Conceito Médio de Graduação (de 3,0194 para 3,2028); Conceito Médio de Mestrado (de 4,54 para 4,6420) e Conceito Médio de Doutorado (de 4,8267 para 4,8974).

Para o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD), Maurício Reinert, esse desenvolvimento é reflexo do trabalho e dedicação de toda a comunidade UEM, discentes, docentes e agentes universitários na busca de excelência acadêmica, além de trazer um impacto positivo para a sociedade paranaense. “Temos muito a aprender e evoluir, por isso os resultados dos indicadores serão utilizados para que possamos melhorar ainda mais nos próximos anos”, comenta Reinert, via ASC.

O IGC é um indicador que considera a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado), numa escala de 1 a 5, em relação a todas as instituições de ensino superior do País. Apenas 53 instituições de ensino superior estão classificadas com conceito 5, sendo duas universidades públicas do Paraná, a Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O indicador de qualidade é baseado na nota que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) atribui à cada curso de pós-graduação da instituição e a média de cada curso do Conceito Preliminar de Curso (CPC), ou seja, para a divulgação da nota foram analisados diversos fragmentos importantes oferecidos pelas universidades, faculdades e centros universitários, como: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), porcentagem de professores com mestrado ou doutorado, percepção do estudante sobre o curso e Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que analisa como o aluno evoluiu ao comparar a nota do Enem com a do Enade.

No total, o MEC avaliou 24.144 cursos em 1.998 instituições. No Paraná foram 1.963 cursos de ensino superior em 145 instituições.

Sair da versão mobile