Último frio do ano chega nesta semana e pode ser o pior de 2021

frio

Temperaturas abaixo de zero devem marcar o início da semana em São Joaquim Foto: James Tavares/Secom

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Uma nova massa de ar frio intensa, de origem polar, se aproxima do Brasil devendo atingir o Sul do país a partir de amanhã (26), com chuva nos três estados da região. A expectativa é de que, na terça-feira (27), essa massa se desloque por partes do Sudeste e do Mato Grosso do Sul.ebc

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta é a terceira massa de origem polar a atuar no país este ano, devendo durar até pelo menos o dia 1º de agosto. Após passar pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, ela deverá chegar no sudoeste da região amazônica, onde provavelmente será caracterizada como “episódio de friagem”.

O Inmet informa que, ainda no dia 27, a Região Sul deverá apresentar “declínio acentuado das temperaturas máximas” e, nos dias seguintes (28 e 29), o ar frio deverá avançar pelo oeste do Brasil (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e sul da Amazônia Legal) e também sobre São Paulo, atingindo, nos dias 29 e 30, o restante do Sudeste e as demais áreas do Centro-Oeste.

“Muito provavelmente, teremos um outro episódio de frio intenso, similar ou mais forte do que o evento do final de junho”, informa o Inmet.

Temperaturas negativas

As mínimas previstas são de – 6ºC e – 8°C em uma ampla área da Região Sul na manhã do dia 30. Há também indicativo de temperaturas menores do que – 8°C nas áreas de maior altitude do Sul. O Inmet não descarta uma nova ocorrência de neve nas serras Catarinense e Gaúcha, entre os dias 29 e 30.

“Caso essas previsões, persistam, muito possivelmente, haverá formação de ampla geada (de intensidade forte) em praticamente toda a Região Sul, sul do Mato Grosso do Sul e sudeste de São Paulo. No entanto, para as demais áreas do Centro-Oeste e Sudeste (principalmente Serra da Mantiqueira, divisa entre São Paulo e Minas Gerais), ainda haverá condições de nebulosidade persistente e/ou chuva fraca que inibiriam a formação de geada”, complementa, em nota, o Inmet.

 

No Paraná, a Defesa Civil do Paraná emitiu Alerta Laranja, que significa Severidade – RIisco Alto, informando declínio de temperatura a partir do dia 29, quinta-feira, podendo chegar às temperaturas mais baixas do ano, com geada ampla em diversas partes e até mesmo ocorrência de neve.

De acordo com o Instituto Simepar, nesta segunda-feira, 26, o tempo ainda fica estável e com temperaturas em elevação ao longo do dia no Paraná. Entretanto, a aproximação da nova frente fria favorece a alteração nas condições do tempo em parte do Estado. Entre a noite desta segunda-feira e a madrugada de terça-feira, chuvas acompanhadas de descargas atmosféricas e rajadas de vento já podem ser observadas nos setores oeste e sudoeste, principalmente nos municípios paranaenses mais próximos da fronteira com Argentina e de divisa com Santa Catarina.

Na terça-feira,  com o avanço da nova frente fria, o tempo instável e pode chover na maioria das regiões do Estado. A partir de quarta-feira, 28, o estabelecimento de uma massa de ar frio e seco provoca declínio acentuado das temperaturas, condição esta que se acentua ainda mais na quinta-feira, 29, inclusive com previsão de geadas amplas sobre o Estado.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile