Vagas de estágio cresce 27% no 1º semestre

Em relação ao mesmo período no ano passado, crescimento foi de 2,1%; contratos para aprendizes tiveram avanço de 47,3%

O Maringá

EXPERIÊNCIA. Uma das partes mais importantes do estágio é o fato de mostrar a realidade da profissão, deixando claros aspectos práticos que não são tratados na vida acadêmica. FOTO-REPRODUÇÃO

Levantamento do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) mostra que o volume de vagas de estágio aumentou no 1º semestre deste ano. Segundo informações, foram abertas 108.335 vagas no período, aumento de 26,7% em relação ao 2º semestre de 2020 (85.513) e de 2,1% em relação ao mesmo período de 2020 (116.069).

Já em relação às vagas para aprendizes, 35.631 vagas no 1º semestre de 2021 foram abertas, aumento de 30,5% em relação ao 2º semestre de 2020 (27.296) e de 47,3% em relação ao mesmo período de 2020 (24.182).

O Dia do Estagiário marcou a publicação do decreto nº 87.497, que regulamentou o estágio no País, no dia 18 de agosto em 1982. Desde 2008, essa atividade passou a ter regras definidas por uma lei específica, que torna obrigatório o pagamento de bolsa e auxílio-transporte, limitando a jornada semanal, e garantindo 30 dias de férias por ano, entre outros direitos.

Os estudantes estagiam lidam com uma jornada dupla, já que precisam dar conta das tarefas da vida acadêmica e das responsabilidades do emprego. O estudante do curso de Produção Multimídia, Alan Souza diz que o estágio é bom, pois além de experiência na área profissional complementa os conhecimentos intelectuais.

“Creio que ajuda e muito nas aulas. Temos matérias que lidamos com o poder do marketing em se reinventar e do mercado se modernizar, isso foram umas das partes que mais me cativou”, diz. Em muitos casos, o estagiário sempre acaba assumindo o papel de “faz tudo” em uma empresa. Como ele tem muita sede em aprender, abraçam todas as tarefas que são destinadas. Atuando hoje em dia em uma empresa que faz vendas e reparos de ferramentas, o estudante Alan Souza ressalta o estagiário de hoje não é aquela figura antes conhecida por trazer cafezinho ou tirar xérox. O estágio é um período de prática e aprendizagem profissional ligada à área de estudo do aluno. Ao mesmo tempo em que ganha experiência, o estudante contribui com as instituições onde atua.

A estudante do curso de Psicologia Amanda Magnesi está no 4º semestre do 2º ano, ela diz que a escolha da faculdade abrange não apenas os indivíduos que passam por algum sofrimento psíquico, mas também ajuda a entender os variados tipos de comportamentos e porquê perpetuam em na sociedade.

“Nos ajuda também a entender o contexto sociocultural do nosso país e como isso influência diretamente em cada um, possibilitando então acolher e melhor orientar em diversas situações. Amo a Psicologia, pois é onde todos têm a liberdade de falar abertamente sobre as dores, opiniões e escolhas sem preconceito e julgamentos”, disse.

ESTÁGIO NA PREFEITURA DE MARINGÁ

Estudantes de graduação e pós-graduação (especialização, MBA e mestrado) que têm interesse em uma oportunidade de estágio, podem se candidatar para as vagas oferecidas pela Prefeitura de Maringá. Todos os currículos cadastrados, são enviados para análise das secretarias da área e, de acordo com a disponibilidade de vaga, os candidatos são convocados para entrevista. A vigência do estágio na

Prefeitura de maringá é de dois anos e o valor da bolsa varia conforme a carga horária, podendo chegar a R$ 748,46 (6 horas diárias de segunda-feira a sexta-feira), além do auxílio-transporte de 189,20 (para Maringá).

Mais informações: (3221-1201/3221-1394).

Sair da versão mobile