Duro crítico do secretário de Esporte e Lazer, Robson Xavier, a quem acusa de praticamente abandonar certas modalidades e prestigiar demais o voleibol de areia, o vereador reeleito Paulo Biazon (União Brasil) terá oportunidade de mostrar como o trabalho deve ser feito, já que sucederá Xavier a partir de 1º de janeiro de 2025, quando assume como secretário da pasta pela administração Silvio Barros (PP).
Em anúncio feito em vídeo pelas redes sociais, o prefeito eleito de Maringá anunciou Paulo Henrique Biazon Santos como secretário de Esportes e Lazer. Biazon, que é policial militar e vereador, é atleta faixa preta de Karatê, professor e grande incentivador do esporte, especialmente os de luta. Há 11 anos ele está à frente de um projeto social para o desenvolvendo da arte marcial entre crianças e adolescentes de Maringá.
“Ele aceitou o desafio de assumir a secretaria. É uma pessoa que tem grande contribuição nesta área, praticando o esporte, em si, e desenvolvendo o trabalho social por meio do esporte. Com certeza, vai contribuir muito com a nossa administração”, afirmou o prefeito eleito.
Militar, atleta, professor e vereador
Natural de Cruzeiro do Oeste, Paulo Biazon mora em Maringá desde 1999. O vereador é formado em Educação Física, pela UniCesumar. Em 2009, fundou a Associação Maringaense de Karatê Shotokan (AMKS), a fim de promover o esporte de forma gratuita. Entre 2010 e 2021, serviu à Polícia Militar em diferentes funções. Na corporação, chegou a coordenar disciplinas de formação na 2ª Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (ESFAEP) e, ainda, da equipe de motos do 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Maringá.
Vereador diz que prefeitura de Maringá ‘esqueceu’ os esportes de luta e prestigia demais o vôlei de praia
Vereador acha desrespeitosa a mudança de data da Corrida Tiradentes, criada pela PM para homenagear seu patrono
“É uma honra e, claro, uma grande responsabilidade assumir uma secretaria desta importância”, comentou Biazon. “Maringá é um verdadeiro celeiro de atletas, em todas as modalidades, e possui uma estrutura física reconhecida nacionalmente. Então, é preciso que a administração municipal esteja à altura desta grandeza, estimulando e valorizando cada vez mais os técnicos e instrutores e, claro, os atletas que competem em nome da cidade, mundo afora.”
De acordo com o futuro secretário, o município precisa desenvolver, novamente, grandes projetos de incentivo à prática de hábitos saudáveis. “Maringá se tornou referência em razão das ATIs [Academias da Terceira Idade] e de programas como o ‘Maringá Saudável’. Então, para além de trazer grandes competições esportivas para a cidade, movimentando a economia e as modalidades de alto rendimento, também assumo com o entendimento de que investir em esporte, é investir preventivamente em saúde”, complementou.
Um pastor na Câmara
Silvio Barros deve anunciar outros nomes para compor o secretariado municipal nos próximos dias. Como Biazon não assumirá como vereador, sua vaga na Câmara ficará com o primeiro suplente do União Brasil, o pastor Sandro Martins, que conseguiu 1.629 votos.
Biazon e Silvio Barros não estavam juntos na campanha até que o União Brasil foi impedido de lançar candidato a prefeito em Maringá, devido a interveniência do senador Sérgio Moro, um dos principais nomes do partido no Paraná. O próprio deputado Paulo Rogério do Carmo, que queria ser o prefeiturável do União, procurou a campanha de Barros para oferecer o apoio de seus candidatos a vereador.
Biazon abraçou a candidatura do candidato do PP. Ele foi reeleito com 3.407 votos, o dobro do segundo mais bem votado pelo União Brasil, no caso, o pastor Sandro Martins.
Veja também