A professora Elza Korneiczuk Meller, de 78 anos, será cidadã benemérita de Maringá, cidade em que mora há quase 75 anos, que conheceu quando se resumia a alguns quarteirões e viu crescer até se tornar uma metrópole. De família pioneira, Elza Meller participou de vários momentos impotantes da história de Maringá.
O título foi aprovado por unanimidade na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira, 24, por iniciativa do presidente da Casa, Mario Hossokawa (Progressistas), que conheceu a família Korneiczuk há mais de 60 anos.
Hossokawa justificou a homenagem citando que Elza chegou a Maringá com apenas 5 anos de idade, estudou na primeira escola de Maringá, a Visconde de Nacar, e aos 16 anos instalou a Loja de Móveis Mauá.
Segundo o vereador, foi Elza, junto com o marido, professor Amauri Meller, quem em 1967 trouxe para Maringá o primeiro curso supletivo, para jovens acima de 16 anos, na época chamado de mini-ginásio. Desse curso nasceu o Colégio Paraná, que deu origem à Faculdades Maringá.
Elza Meller nunca parou de trabalhar. Aos 78 anos ainda se dedica ao trabalho na direção do Colégio Paraná e da Faculdades Maringá, mas também tem tempo para dedicar-se aos três filhos e aos oito netos.
A data para a entrega da homenagem deve ser definidas nos próximos dias.