Viaturas com câmeras fiscalizam o EstaR, em Maringá, identificam irregularidades, mas não multam

viaturas

As viaturas com câmera já estão prontas para iniciar a fase de testes Foto: Rafael Macri

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Com o novo EstaR, modernizado, os motoristas que estacionam nas ruas e avenidas de Maringá ganharam mais facilidade com novos formatos para pagamento e aplicativo intuitivo para acesso ao sistema. Além dessas ferramentas, o EstaR contará com dois veículos equipados com câmeras para auxiliar os agentes na fiscalização do estacionamento rotativo. As viaturas, que não aplicam multas, começam a circular em fase de testes nesta terça-feira, 18.
Com quatro câmeras instaladas no teto e capazes de captar imagens quase em 360º, sistema de GPS e software, o carro apenas identificará os veículos estacionados de forma irregular. Na sequência, os agentes serão comunicados para verificarem a situação.
“Os agentes serão comunicados pelo software do EstaR e vão se deslocar até o local. Com essa ferramenta, vamos otimizar o trabalho e garantir ainda mais eficiência, já que os orientadores vão focar apenas nos pontos em que há comunicação de veículo estacionado de forma irregular”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur. Ele explica que a viatura também poderá identificar, por meio do registro de placas, veículos roubados ou furtados. Nestes casos, as forças de segurança serão comunicadas sobre a ocorrência.
“A solução foi adotada em algumas cidades e, muito mais que ajudar na fiscalização do estacionamento, poderá ter um papel fundamental para a segurança da cidade. É importante destacar que o veículo não aplica nenhum tipo de multa, nem de estacionamento, muito menos de IPVA ou licenciamento atrasados”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile