Meio Ambiente conscientiza população sobre corte de cipós

Notícias em Destaque

Meio Ambiente conscientiza população sobre corte de cipós

A Secretaria de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (Sema), em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), iniciará na segunda, 19, ações de esclarecimentos à população sobre o manejo de cipós no Parque do Ingá e no Parque das Palmeiras (Jardim Vitória). O lançamento do trabalho de conscientização será às 9 horas no Parque das Palmeiras. Técnicos e monitores permanecerão no local até 16 horas.
Os cipós são espécies invasoras que sufocam as árvores pelo efeito combinado de peso sobre a copa e sombreamento excessivo.“É preciso realizar o manejo para evitar a proliferação nas unidades de conservação”, explica Adriana Santana, diretora de Meio Ambiente da Sema. “Vamos sensibilizar as pessoas sobre a importância deste trabalho para a preservação destas áreas verdes”, acrescenta. 
As ações de esclarecimentos serão realizadas até o dia 26 de fevereiro com uso de  materiais informativos como banners e orientação de monitores. No dia 27, a partir das 10 horas, servidores operacionais da prefeitura serão capacitados para o trabalho de manejo dos cipós por técnicos da UEM. O objetivo é prepará-los para identificar as espécies invasoras e a forma adequada de manejo
Existem várias espécies invasoras, no entanto, a Merremia tuberosa, também conhecida como cipó-mata-pau, é nociva à vegetação pelo crescimento vigoroso e por cobrirem grandes extensões das copas das árvores, provocando danos sérios e até a morte das árvores. A retirada deve ser manual e realizada com frequência para evitar novas germinações.

Saiba mais
Treinamento dia 27, às 10 horas, no Parque Florestal Municipal das Palmeiras (Jardim Vitória). Informações adicionais na Secretaria de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (Sema) – 3293-8750

Outras Notícias

[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá

Sair da versão mobile