Notícias em Destaque
Meio Ambiente e Companhia definem aplicação do Plano de Manejo
A Secretaria de Meio Ambiente e a Companhia Melhoramentos iniciaram na semana passada as negociações para aplicação do Plano de Manejo do Horto Florestal. A primeira reunião, de acordo com o secretário Umberto Crispim, iniciou a definição de cada passo para implantação das ações previstas no Plano de Manejo.
Segundo Crispim a obra de drenagem, também prevista no documento aprovado em audiência pública em abril passado, está com 46% do projeto concluído. “Já estamos negociando para assim que a obra de drenagem estiver concluída, iniciarmos a implantação do Plano de Manejo, que prevê algumas interferências na área”, disse Crispim.
Durante a apresentação do plano, os técnicos mostraram a necessidade de retirada de algumas espécies da flora, por não serem nativas, e o controle da população de alguns animais, como os macacos. O advogado da Companhia Melhoramentos, Erik Guedes Navrocky, participou da reunião e voltou a lembrar que a disposição é abrir a reserva ao público como tem cobrado a comunidade, mas é preciso viabilizar o projeto iniciado com a drenagem e recuperação do Horto.
Com 36 hectares, o Horto pertence à Companhia, que utilizou a área como viveiro no período de colonização. Do local saíram as mudas utilizadas na arborização de praticamente toda a cidade nos primeiros anos de urbanização. Em 2003 a reserva foi fechada para visitação pública por determinação judicial. Localizado na Zona 5, a área conta com duas nascentes que formam um Y ao se unirem para dar início ao Ribeirão Borba Gato.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá