Meio Ambiente inicia sensibilização da população sobre corte de cipós

Notícias em Destaque

Meio Ambiente inicia sensibilização da população sobre corte de cipós

A Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema) iniciou nesta quinta, 22, ações de conscientização à população sobre a importância do corte de cipós, estranguladores, que asfixiam árvores e podem até matá-las. As ações seguirão nos Parques do Ingá e das Palmeiras.


O artesão Alexandre Rodrigues trabalha há mais de 20 anos com artesanato feito de cipós. Rodrigues ou “Cipó”, como é conhecido, considerou positivo o corte. “É certo para preservação porque não vão cortar tudo, só os que prejudicam a mata”, disse durante as orientações da Sema.


A conscientização é feita de abordagens com pessoas entorno o Parque do Ingá e das Palmeiras. A educadora ambiental da Sema, Bárbara Castro, avalia que conscientizar as pessoas é extremamente importante para que elas saibam o real motivo do corte.


“Os cipós nocivos estão tomando conta das árvores nativas, as pessoas precisam entender que o corte é necessário. Depois do corte, as árvores terão mais espaço e a população vai notar a diferença dos espaços”, comentou, antes de abordar a enfermeira Cláudia Maria da Silva para fazer os esclarecimentos.

A enfermeira admitiu que não sabia os danos causados pelo cipó e apoiou a ação. “O parque é tão bonito, tem que cortar para manter”, conclui.

Treinamento

Após a sensibilização, dia 27, às 10 horas, no Parque do Ingá, os servidores operacionais da prefeitura serão capacitados para identificar as espécies invasoras e realizar o manejo corretamente. O treinamento será feito por técnicos da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Entre as espécies existentes nos parques, a Merremia tuberosa, também conhecida como cipó-mata-pau, é prejudicial à vegetação por crescer e cobrir as árvores. Os danos causados podem ser fatais às árvores.

Saiba mais

Treinamento dia 27, às 10 horas, no Parque do Ingá. Informações adicionais na Secretaria de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (Sema) – 3293-8750

Outras Notícias

[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá

Sair da versão mobile