Notícias em Destaque
Meio Ambiente intensificará ações contra emissão de gases poluentes
A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) junto com o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logísticas de Maringá (Setcamar) e a Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar) intensificará as ações contra a emissão de gases poluentes liberados na queima de combustíveis como gasolina e diesel.
Nesta quinta-feira (21) o secretário do Meio Ambiente Umberto Crispim e a coordenadora do Setor de Reciclagem, Marisa Ereno, estiveram reunidos com o superintendente da Setcamar, Geasi Oliveira, e o técnico da Fetranspar, Marcos Pereira da Silva, para firmar parcerias em ações de sensibilização da população para a “direção verde”, incentivando a manutenção de veículos e garantindo menos poluição do meio ambiente.
Desde 2009 a administração municipal e as entidades já realizam ações conjuntas como o controle de emissão de poluentes atmosféricos gerados por veículos movidos a óleo diesel. A frota de transporte escolar passa anualmente por inspeção de técnicos do programa Despoluir que utilizam o opacímetro, para aferir o nivel de monóxido de carbono e outros poluentes lançados no ar.
Umberto Crispim destacou que eventos como o Dia Mundial da Água e a Semana do Meio Ambiente serão boas oportunidades para a divulgação do controle de poluentes: “Esse tipo de poluição é um risco para a saúde da população. Além das inspeções na frota escolar o objetivo é estender as ações para outros tipos de veículos”.
Geasi Oliveira lembrou de novas tecnologias para a redução da poluição como a utilização de novos combustíveis: “O diesel S10, menos poluente do que os seus antecessores já está sendo comercializado e fazendo postos de combustíveis comprar novos tanques. Alguns combustíveis tinham 1.800 partes por milhão de enxofre, enquanto o S10 contém apenas 10. Mas a promoção de saúde e preservação do meio ambiente também precisa do envolvimento da população, realizando manutenções veiculares periódicas”.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá