Notícias em Destaque
Meio Ambiente organiza ação conjunta com instituições públicas
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoveu nesta segunda-feira (30) reunião com representantes de instituições públicas para organização de ação, no dia 6 de abril, em fundos de vale com o objetivo de notificar os proprietários para retirada de animais em zona de Área de Preservação Permanente (APP).
O encontro reuniu representantes do Ministério Público, Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Defesa Civil, Polícia Ambiental, Procuradoria Geral do Município e Secretaria Municipal de Gestão. O evento também contou com a participação do vice-prefeito, Claudio Ferdinandi.
Após a notificação para a retirada dos animais, os proprietários poderão receber multa diária e após 30 dias será realizado o confisco do animal para a destinação a entidades conveniadas.
Zoonoses
O gerente de Controle Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Júlio Grochoski Neto, lembra que o município possui mais de 80 áreas em fundo de vale, onde foram encontrados equinos, bovinos e outros animais que agem como vetores para uma série de doenças como leptospirose, cisticercose, raiva, leishmaniose e demais zoonoses. São criações irregulares que poderão ser um grande problema para a saúde pública, afirmou.
O secretário Municipal de Meio Ambiente, Umberto Crispim, explica que a ocupação inadequada dos fundos de vale desencadeia vários impactos negativos para a qualidade do meio ambiente como um todo e solicita o apoio da população.
Contamos com o apoio da comunidade em especial das Associações de Moradores de Bairros. A criação de animais nesses fundos de vale leva a compactação do solo, perda das matas ciliares, erosão e poluição das margens do rio, além de aumentar o número de animais soltos nas vias públicas podendo ocasionar acidentes de trânsito e outros problemas que atingem o homem. Com a presença de lixo e entulho nesses locais também ocorre a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, explicou Crispim.
Ministério Público
O promotor de Justiça, José Lafaiete Barbosa Tourinho, elogiou a iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e destacou que o Ministério Público dará o apoio necessário. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está de parabéns por reunir as entidades com o objetivo comum que é o de atender o interesse público, destacou.
O vice-prefeito, Claudio Ferdinandi, também enalteceu o trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e lembrou que as ações visam a prevenção. A política da Secretaria Municipal de Meio Ambiente deve ter todo o apoio da administração municipal. Estamos em uma época que o desenvolvimento não está ligado ao número de arranha-céus, mais sim de como as cidades preservam o meio ambiente. Melhor do que remediar é prevenir, principalmente lembrando que daqui há algumas décadas estaremos com uma população bem maior, sendo fundamental o cuidado com as nascentes e recursos hídricos para não termos problema como recentemente metrópoles da região Sul tiveram com a falta de água, ressaltou.
Serviço:
Mais informações através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone 322-11307 (Júlio Grochoski Neto)
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá