Notícias em Destaque
Meio Ambiente promoverá ações para a pesca responsável
A Secretaria de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (Sema) organizará um torneio de pesca no Parque Alfredo Nyffeler para estimular a pesca responsável sem agressão ao meio ambiente e depredação do patrimônio público. A pesca no parque é liberada durante o dia, entre 6h e 20h30, todos os dias da semana.
O diretor da Sema, José Plínio Silva Filho, destaca que há registros de depredação das telas ao redor do lago e utilização de petrechos que ferem e não capturam animais. O que queremos é combater a pesca predatória e inadequada, promovendo uma campanha educativa que atinja principalmente as crianças com a divulgação de valores de preservação ambiental, acrescenta.
O laudo do Labsam – Laboratório Ambiental atestou que a água do lago pode ser destinada à pesca amadora. A Gerência de Parques da Sema também atualiza um inventário dos peixes. Estudos anteriores apontam que corimba, pacu, traíra, tilápia, carpa e pintado compõem a fauna aquática. O inventário definirá quais espécies de alevinos deverão ser utilizadas para reposição de peixes pela administração municipal.
Além de estimular a pesca responsável no Nyffeler, a Sema estuda a liberação da atividade no lago do Parque do Ingá, atualmente proibida, mas que depende de estudos mais rigorosos. Após essas análises saberemos se é possível a pesca no lago e de que forma, esportiva ou não, lembra Filho.
O diretor destaca ainda que a liberação da pesca no Parque do Ingá dependerá de uma forte campanha de conscientização para a pesca não predatória e a instalação de aeradores – em processo de licitação – que aumentam a oxigenação e qualidade da água.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá