Notícias em Destaque
Meio Ambiente realiza soltura de 40 mil peixes e plantio de mudas no Ivaí
A Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Prefeitura de São Jorge e condomínios ribeirinhos, realizou no último domingo (16), a soltura de 40 mil peixes no rio Ivaí e o plantio de mil mudas de árvores nativas na região.
A ação reuniu a comunidade local, representantes dos condomínios ribeirinhos e contou com a participação do vice-prefeito, Claudio Ferdinandi, do secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim, do prefeito de São Jorge do Ivaí, André Bovo, e do deputado estadual Jonas Guimarães.
Para o secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim, que está dinamizando as ações em prol do meio ambiente em Maringá e região, um dos principais objetivos do prefeito Roberto Pupin, a importância do evento não se restringiu à introdução de peixes e plantio de árvores.
“A ação também promoveu a conscientização das pessoas para que respeitem o rio e a natureza ribeirinha, não depredando e não poluindo fauna e flora”, afirmou Crispim, lembrando inclusive do pensamento do chefe sioux, Touro Sentado, que sobre o homem branco disse: “quando a última árvore for cortada, o último rio for poluído e o último peixe for pescado, o homem branco descobrirá que não pode comer dinheiro”.
O vice-prefeito, Claudio Ferdinandi, lembrou da importância do rio para a região e destacou que as ações de preservação do meio ambiente devem ser realizadas por todos. “Precisamos adotar e difundir a cultura da preservação, deixando um mundo preservado para os nossos filhos e netos”, afirmou.
O prefeito de São Jorge do Ivaí, André Bovo, elogiou a parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Maringá e com os condomínios ribeirinhos. “Esta é a segunda soltura de peixes, exatamente no mesmo dia um ano depois, representando o envolvimento de todos na preservação do rio que inclusive dá nome a nossa cidade”.
O deputado estadual César Andreassi ressaltou a participação de novas cidades participantes do evento. “Além de Maringá e São Jorge, cidades como Cianorte, Doutor Camargo e Ourizona são exemplos de que a conscientização preservacionista se espalha e conquista novos parceiros”.
FLOTILHA E REPERCUSSÃO
Ao contrário do que ocorreu no ano passado, na ação do último domingo cerca de 30 embarcações foram utilizadas para levar os filhotes juvenis de peixes como pacu, pintado, piavuçu, piapara, dourado, jusante e a montante, em pontos abrigados distantes até 20 quilômetros.
De acordo com o secretario Crispim, 16 de fevereiro foi fixado como dia de soltura de peixes e plantio de árvores no Ivaí, já programando para 2015 a soltura do dobro de peixes, 80 mil, e plantio de duas mil mudas nativas.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá