Notícias em Destaque
Meio Ambiente realiza soltura de peixes e plantio de mudas no rio Ivaí
A Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Prefeitura de São Jorge do Ivaí e condomínios ribeirinhos, promove no domingo (16), às 10 horas, no Condomínio Poço do Pintado, a soltura de mais de 40 mil peixes no Rio Ivaí e o plantio de mais de mil mudas de árvores nativas na região.
A ação é uma continuidade do trabalho que a Secretaria de Meio Ambiente vem realizando desde o início do ano passado, com o plantio de mudas nas margens de rios e soltura de peixes em cursos de água importantes como o Pirapó, que fornece água para Maringá.
De acordo com o engenheiro agrônomo César Andreassi, que há mais de dez anos acompanha as condições do Ivaí, em futuro próximo o rio será a fonte de água potável para todos os municípios da região.
O secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim, destaca a preocupação da adminstração municipal com os rios e lembra da importância das solturas de peixe nesses cursos de água.
“Nosso prefeito Roberto Pupin recomendou esse trabalho intenso em defesa da fauna e flora dos rios mais importantes da região, com a introdução de filhotes justamente no período de proibição da pesca quando os peixes se reproduzem. Maiores que os alevinos, os peixes chamados juvenis têm taxa de sobrevivência muito maior e contribuem com a vida dos rios”, explicou Crispim.
Para o prefeito de São Jorge do Ivaí, André Bovo, o município tem como meta continuar com o trabalho de proteção do rio Ivaí com a parceria de Maringá e de outras cidades próximas.
“Vamos continuar com essa parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Maringá e de condomínios como o Poço Pintado que periodicamente realiza ações de proteção ambiental. Contamos com a colaboração dos pescadores para não pegarem peixes pequenos nessa época e soltarem esses animais pois precisam crescer e reproduzir para o bem de nossos rios”, pediu o prefeito.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá