Meio Ambiente reforça apelo para proteção dos animais silvestres

Notícias em Destaque

Meio Ambiente reforça apelo para proteção dos animais silvestres

Denúncia de maus tratos contra um dos pavões do Parque do Ingá revoltou visitantes e servidores municipais da reserva. Sob investigação da Polícia Civil, duas mulheres retiraram as penas do animal que é uma das principais atrações da fauna do parque. Os trabalhos de educação ambiental e as rondas da Guarda Municipal de Maringá serão intensificados.
“Visitantes não apenas locais, mas inclusive de outros estados tiram fotos, contemplam e se maravilham com a beleza do pavão. As denúncias relatam que uma das agressoras pisava na cauda do animal para a outra retirar as penas. É revoltante essa situação, lembrando que essas aves também sentem dor”, afirma o gerente de Parques da Secretaria de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (Sema), Adeilson Silva.
A Sema orienta ainda os visitantes a não tocar nas aves nem mesmo recolher as penas caídas naturalmente, o que geralmente acontece no inverno. A alimentação também é proibida. Quando não fornecida pela Sema, a dieta alimentar das espécies do Parque do Ingá como sementes, goma de árvores e insetos é encontrada na própria reserva. 
“As pessoas acreditam que estão ajudando os animais fornecendo biscoitos, bolachas, salgadinhos e outros produtos industrializados. Esse comportamento altera o hábito dos animais, com os macacos-prego que saem dos parques à procura de comida e acabam atropelados”, enfatiza Adeilson Silva. 
Vale lembrar que os animais silvestres podem transmitir doenças aos seres humanos, dentre elas a raiva, também oferecendo riscos como mordidas e arranhões. Os próprios animais também não estão imunes a essa relação e os macacos por exemplo, podem contrair doenças dos seres humanos, algumas fatais.
O plano de manejo do Parque do Ingá é revisado para otimizar a gestão da reserva, estabelecendo diretrizes de proteção e atualizando um inventário da fauna e flora. O estudo é realizado por biólogos da Sema e Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Uningá.
Saiba mais
A comunidade pode colaborar com a proteção dos parques e denunciar casos de vandalismo ou maus tratos aos animais para a Guarda Municipal – fone: 153

Outras Notícias

[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá

Sair da versão mobile