Meio Ambiente será debatido durante quatro dias em Maringá

Notícias em Destaque

Meio Ambiente será debatido durante quatro dias em Maringá

Minha Página AMP

     Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) a Prefeitura de Maringá prepara uma agenda de palestras e discussões que se estenderá durante quatro dias, de 2 a 5 de junho.
     A abertura está marcada para o dia 2, às 8h30, com cerimônia oficial e palestra da professora Deise Marcelino da Silva para comunidade e estudantes, sobre o tema “Recursos Hídricos”. A palestrante é mestre em Direito da Personalidade pelo Unicesumar, pós-graduada em Direito Ambiental, coautora e livro sobre o tema “Acesso à Água Potável” e doutoranda em Direito Ambiental Internacional.
     No dia 3, entre 8h30 e 11 horas, palestra “Remanescentes da Mata Atlântica” pela doutora bióloga Anna Christina Faria Soares, gerente do Parque do Ingá.
     No dia 4, atividades e palestra “Mudanças Climáticas e Aquecimento Global” pelo professor Tiago Ribeiro da Costa, engenheiro agrônomo que atua em projetos regionais, e é professor titular dos cursos de Agronomia, Agronegócios e Gestão Ambiental.
     O encerramento, no dia 5, terá atividades entre 8h30 e 16 horas, na Praça Raposo Tavares, inclusive com distribuição de folders e promoção de conscientização popular e escolar sobre a importância da proteção ambiental.
     Para o prefeito Roberto Pupin, cuja administração prioriza as questões ambientais, a cidade de Maringá tem como responsabilidade também atrair a região para a importância das questões ambientais, por ser polo regional.
     “Nosso trabalho através da Secretaria do Meio Ambiente é um sucesso atestado pelas respostas que ocorrem nos municípios próximos através do plantio de árvores, conservação de áreas ribeirinhas, proteção dos rios e nascentes, introdução de peixes e atração de comunidades inteiras para as questões ecológicas. Em nossa região, estamos trabalhando em conjunto para reverter a degradação ambiental”, assinala Pupin.
     Segundo o secretário Umberto Crispim de Araújo, que pessoalmente participa de plantio de árvores, introdução de peixes, proteção de fundos de vale, recuperação e conservação de nascentes, é norma na atual administração de Maringá empenhar todo esforço quando o foco é meio ambiente: “Nossas semanas ambientais têm oito dias – de domingo a domingo – e o Dia Mundial do Meio Ambiente terá uma programação de quatro dias.

Data Mundial
     O Dia do Meio Ambiente foi criado em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo específico de despertar a atenção para os problemas que deterioram o planeta. Nessa data houve uma conferência reunindo 113 países e 250 organizações não governamentais, onde a pauta abordou o dano que o homem causa ao meio ambiente, ampliando os riscos para sua própria sobrevivência. Definiu-se que a diversidade biológica deve ser preservada acima de tudo e foram formulados e assinados vários documentos com pautas de ações para governantes.
     A discussões e atenções são voltadas principalmente para a poluição do ar, do solo e da água, desmatamento, diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais e outros prejuízos ecológicos.
      O homem descarta enormes quantidades de lixo diariamente, produtos como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies de animais, contaminando solos, cursos de água e lençóis subterrâneos.
     A data de 5 de junho é importante para conscientizar que cada um deve cumprir seu papel de cidadão, inicialmente não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte, o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.

Outras Notícias

[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá

Sair da versão mobile