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Melhorias viárias contemplam diferentes regiões de Londrina

Por Erick Matias
16 de julho de 2020

Alcançando todas as regiões da cidade, diversas obras viárias continuam proporcionando melhorias na infraestrutura de ruas e avenidas, aprimorando a mobilidade urbana e trazendo mais segurança à população. Atualmente, Londrina conta com cerca de 115 obras em fase de execução ou em processo licitatório, contemplando as áreas urbana e rural.

Ao todo, são mais de 40 obras em andamento no município, incluindo duplicações e prolongamentos de vias, construção de viadutos, pontes e transposições, reconstrução de terminais urbanos de ônibus, execução de galerias pluviais, pavimentação asfáltica, revitalizações e readequações de pistas, paralelamente a construções de Unidades Básicas de Saúde (UBS), creches, escolas e outros equipamentos públicos. Os recursos são federais, estaduais e municipais.

Uma série de trabalhos importantes estão sendo realizados simultaneamente. O viaduto da avenida Dez de Dezembro, uma das obras mais aguardadas pela cidade, será liberado pelo prefeito Marcelo Belinati nesta sexta-feira (17), às 11h30.

O prefeito destacou que as intervenções estão sendo feitas para melhorar a mobilidade urbana, atendendo a demandas  da população que já espera por essas obras há muitos anos. “A qualidade da malha viária é também40um investimento em qualidade de vida”, frisou.

Leste-Oeste – Entre as principais e mais utilizadas avenidas de Londrina, a Leste-Oeste passa por ampla revitalização, com intervenções que vão desde a avenida Universo até a Dez de Dezembro. O pacote de melhorias abrange remoção de asfalto antigo, adequações no sistema de galerias pluviais e aplicação de novo pavimento asfáltico. O investimento total perfaz R$14,8 milhões.

O Lote 2 da obra, que compreende trajeto entre as avenidas Rio Branco e Universo, está mais de 90% concluído, com a nova pavimentação feita integralmente. No momento, estão em execução calçadas, ciclovia e sinalização, entre outros detalhes. Já o Lote 1 ultrapassou a marca de 60% em execução. A pavimentação asfáltica está em fase final, bem como alguns pontos de demolição e deslocamentos de postes. As atividades agora estão concentradas na construção de ciclovia e sinalização da via.

Arco Leste – Outro grande projeto que segue em desenvolvimento pela Prefeitura de Londrina são as obras do Arco Leste, que estão permitindo a interligação entre diferentes regiões da cidade. Ao todo, estão sendo investidos cerca de R$ 19 milhões, e o objetivo é criar novas alternativas de rotas e facilidades de acesso a importantes avenidas e ruas, melhorando os fluxos de trânsito em vários pontos.

Os últimos dois lotes, Trechos 1 e 3, de um total de cinco, estão sendo executados. Um deles permite o prolongamento da Avenida dos Pioneiros, a partir da rotatória da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na região leste, até a BR-369, na área norte.

Já o segundo faz o contorno por trás do Aeroporto de Londrina, ligando o final da Avenida Salgado Filho até chegar na Avenida Robert Koch. De forma geral, os serviços incluem pavimentação, duplicação de trechos, transposições, prolongamentos, revitalização de galerias pluviais, rotatórias e calçadas, iluminação, entre outros.

Avenida dos Pioneiros – Também na região leste, a avenida passará por duplicação em um trecho aproximado de 1,5 km, entre a rua dos Caquizeiros e rua Ângelo Antônio Tronchini, na abrangência do Jardim Morumbi. Os trabalhos começaram, há cerca de 20 dias, com a realização do levantamento topográfico, já finalizado, e início dos serviços de limpeza de terreno e terraplanagem. A Prefeitura de Londrina investirá cerca de R$ 2,6 milhões, com recursos próprios, para a execução das obras. O prazo de entrega é de seis meses.

Os serviços ajudarão a interligar de forma mais efetiva a pista no sentido de acesso à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde foi feita, anteriormente, a duplicação que integra o Trecho 2 do projeto Arco Leste. Além da duplicação, será criada uma nova rotatória na avenida, no ponto de ligação com a avenida das Laranjeiras. O projeto ainda prevê uma ciclovia. A nova duplicação facilitará o trânsito, por exemplo, para quem trafega desde a Avenida Theodoro Victorelli até a área da UTFPR, condomínios e empreendimentos da região.

Serão mais de 10 mil m² em massa asfáltica e a avenida ganhará novo sistema de drenagem, iluminação e sinalização viária. Além disso, haverá interferências em redes de água e esgoto, telefonia e energia elétrica, entre outras adequações importantes que renovarão a via.

Faria Lima – Obra importante para a mobilidade urbana de Londrina caminha para as suas etapas finais. Trata-se da duplicação da Rua Prefeito Faria Lima, que inclui alargamento da via e a construção de uma ponte na região do Lago Igapó, além de várias intervenções, totalizando quase 1,5 km. O Lote 1 foi finalizado, no sentido da Universidade Estadual de Londrina (UEL) até a ponte do Lago Igapó, compreendendo trecho que inicia na Rua Reverendo João Batista Ribeiro Neto até a Rua Bento Munhoz da Rocha.

O Lote 2 tem cerca de 60% de execução e contempla duplicação e melhorias desde a ponte do Lago Igapó até a avenida Maringá. Uma ponte passando sobre o Lago Igapó, já está com a estrutura pronta, e estão sendo feitos no local serviços de melhorias em drenagem. O investimento total é de aproximadamente R$ 6,5 milhões.

Francisco Gabriel Arruda – Seguem a pleno vapor os serviços na avenida Francisco Gabriel Arruda, na região norte da cidade. Com investimento de cerca de R$ 5 milhões, esta obra proporcionará a revitalização completa da avenida, em extensão de quase 5 km, da Avenida das Nações até a Saul Elkind. Isso inclui toda a infraestrutura, com reconstrução de galerias e asfalto completamente novo; a mobilidade urbana, por conta da nova ciclovia que será construída, além de toda nova iluminação em LED.

A obra passou de 70% e, no momento, ocorre a recuperação de pista e melhorias em galerias pluviais no sentido centro-norte, entre as ruas Luis do Espírito Santo Júnior e a Avenida Saul Elkind. O trecho sentido norte-centro estará liberado por completo. Anteriormente, já foram realizadas a rede de galeria pluvial, até a Rua Sérgio Augusto Peres da Silva; recomposição de pavimento; cinco pontos de ônibus com pavimento rígido em concreto, para suportar o impacto dos novos veículos do transporte coletivo e recuperação do pavimento e execução de ciclovia, que está 90% concluída, faltando apenas pequenas adequações.

Winston Churchill – Uma das vias mais acessadas pela população da região norte, a avenida Winston Churchill também está sendo revitalizada. No momento, há serviços de recuperação de pavimento e galerias pluviais, no trecho entre as avenidas da Liberdade e das Nações, sentido centro-norte. Também serão feitas adequações na rotatória da Winston Churchill com a avenida dos Amigos, onde será construída uma pista nova. Os pontos principais da obra são a realização de pavimentação e drenagem, feitos como parte do projeto de implantação do Sistema de Transporte Urbano BHLS (Superbus) nesta via. O valor investido é de R$ 10,8 milhões, com previsão de entrega para 2021.

Guilherme de Almeida – Iniciada recentemente, esta obra na região sul de Londrina custará cerca de R$ 2 milhões para a duplicação da avenida. O trecho trabalhado tem extensão de 600 metros, aproximadamente, entre a rua Rinaldo dos Santos e rua dos Zeladores. Sendo uma via de alto fluxo de veículos, a obra facilitará o tráfego nesta região, possibilitando mais fluidez e segurança para motoristas, ciclistas, pedestres e moradores dos bairros de abrangência. O prazo de entrega é de cinco meses, após a assinatura da ordem de serviço, ocorrida em maio.

Avenida Europa – Estão sendo finalizados os trabalhos de recape asfáltico na avenida Europa, também na área sul. O serviço totaliza a faixa de cerca de 1,5 km nos dois sentidos da via, desde a avenida Dez de Dezembro até a Rua Ernesto de Souza Guedes. Ao todo, são 22.500 metros quadrados de recape, que eram aguardados pelos moradores dos bairros vizinhos e motoristas que utilizam a avenida diariamente.

Antes, em maio, a Prefeitura já havia liberado a duplicação da avenida, em trecho compreendido entre a Rua Ernesto de Souza Guedes até quase chegar à Rua José Negri. Este trabalho permitiu interligar este trecho, que antes não contava com pavimentação e estava totalmente deteriorado, escuro durante a noite e com falta de sinalização adequada, oferecendo riscos aos motoristas e moradores.  Foram investidos R$ 580 mil para realizar os trabalhos. O local ganhou novas calçadas com acessibilidade e meio-fio, renovação das galerias de água, canteiro com grama e jardinagem, bem como iluminação nova e moderna com sistema LED.

Ayrton Senna – Iniciada há cerca de um mês, em junho, a obra de construção de uma terceira faixa na avenida Ayrton Senna está com serviços iniciais em andamento. A área trabalhada são as rotatórias próximas à Avenida Maringá e Lago Igapó, que vem recebendo as primeiras melhorias. Estão sendo concluídas as recomposições de galerias pluviais, meio-fio e preparação para reconstituição de asfalto neste ponto, que terá alargamento de pista e adequações para a faixa nova que será implantada. Essa primeira etapa inclui, ainda, a compactação de base para a futura pavimentação.

Toda a extensão da avenida receberá intervenções, desde a rotatória da Avenida Joaquim de Matos Barreto até a Avenida Madre Leônia Milito. A obra tem como finalidade melhorar o trânsito nessa região, principalmente nos horários de pico, onde há alto congestionamento. Serão feitas a recomposição do asfalto, readequações em vagas de estacionamento e retirada de ciclovia. São mais de R$ 600 mil investidos para a execução completa do projeto.

Rua Dom Bosco – No final de junho deste ano, começaram as atividades da obra de prolongamento da Rua Dom Bosco.  O objetivo é facilitar o tráfego de veículos para quem transita pela avenida Maringá, no sentido sul-norte, até o centro da cidade. Para isso, será criado um novo trecho de pista, com cerca de 100 metros, que permitirá a ligação até a rua Paulo Kawassaki, a partir da rua Michigan.  Hoje, os motoristas precisam fazer trajetos mais longos e intensificam o tráfego em vias de ocupação residencial.

Serão criadas melhores condições de acesso e mais segurança aos pedestres que utilizarão este trecho, englobando a execução de novas calçadas com acessibilidade nos dois lados da via pública, bem como o aprimoramento do sistema de drenagem de águas pluviais já existente. O investimento total será de R$ 213 mil.

Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá

Tags: contemplamdiferentesLondrinamelhoriasregiõesviárias

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