Notícias em Destaque
Missa e soltura de peixes no Rio Pirapó encerram Semana do Rio
Com eventos diários de 17 a 24 de novembro, a primeira “Semana do Rio” promovida pela Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Maringá teve encerramento com a participação de mais de 300 pessoas nas margens do Rio Pirapó, onde foi oficiada missa e realizado o plantio de muda e soltura de peixes na estação da Sanepar.
Assistida pelo vice-prefeito Cláudio Ferdinandi, secretários Umberto Crispim de Araújo (Meio Ambiente), Vagner Abraão (Saneamento), Paulo Batiston (gerente da Sanepar), acadêmicos das Faculdades Maringá, Unifamma e alunos do Colégio JK, representantes de entidades ambientais e população, a missa foi oficiada pelo padre Antonio Ganser (Paróquia Santa Rita de Cássia).
Ele se referiu à responsabilidade ambiental de cada um com o planeta que habitamos, e principalmente às autoridades e futuros profissionais dos cursos ambientais presentes, sobre a importância de irem à campo pois o trabalho de gabinete, de escritório , é muito distante da realidade do trabalho real, a campo e que Deus deu o exemplo colocando a mão na terra para fazer o Homem: “É preciso colocar a mão na massa”.
Para o vice-prefeito Cláudio Ferdinandi, com a “Semana do Rio” sendo promovida inclusive no município de Floresta, no Rio Ivaí, Maringá cumpre seu papel de cidade polo e leva o exemplo e a conscientização ecológica sobre a importância da conservação dos rios a todos os municípios da região. Em sua fala o secretário Umberto Crispim destacou que a atual administração do prefeito Roberto Pupin mantém foco nos cuidados e promoção do meio ambiente, com ações que visam tornar a cidade e região cada vez mais verdes e saudáveis para animais e populações.
Também convocou a sociedade para que esteja atenta e participe das questões ambientais, destacando a importância de estar vigilante contra a poluição no Pirapó que nasce em Apucarana e ao longo dos seus 168 quilometros passa por diversos municípios até a foz, em Jardim Olinda e abastece Maringá de água potável.
Na sequência as autoridades e estudantes plantaram mudas de árvores nativas e soltaram cerca de 10 mil peixes juvenis na margem oposta do rio, 50 metros abaixo da queda d´água onde está localizada a estação que bombeia água do rio para o abastecimento e Maringá.
Durante o período em que foi realizada, de domingo a domingo, a “Semana do Rio” promoveu a conscientização e ações de práticas conservacionistas, com plantio de mudas por estudantes de colegios municipais e estaduais, entidades ligadas ao meio ambientes, palestras para alunos, soltura de peixes, distribuição de folders, sacolas de material reciclável e camisetas alusivas, além do recolhimento de óleo usado de
cozinha que ao ser reciclado evita a poluição o lençol freático.
No sábado, junto com o Grupo de Escoteiros Verde Canção, a Secretaria de Meio Ambiente distribuiu mudas de espécies frutíferas para a população no Parque do Ingá. No Parque Alfredo Nyfeller, foi instalado um eco ponto para a coleta de sucata eletrônica.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá