Neste sábado (2), às 8h, irá ocorrer a cerimônia de abertura da 4ª Surdolimpíada Nacional 2023, sediada em Londrina. A solenidade de abertura será realizada no Ginásio Professor Darci Côrtes, o Moringão (Rua Gomes Carneiro, 315). A Surdolimpíada, considerada o maior evento do calendário desportivo de surdos do país, é uma realização da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) com apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Federação de Esportes de Londrina (FEL).
Além de 300 surdoatletas, que irão competir em 11 modalidades, a competição vai reunir delegados e membros da comissão técnica vindos de 17 federações. De Londrina foram convocados dez atletas da Associação dos Surdos de Londrina (ASL), que vão competir em seis modalidades: tênis de mesa, vôlei de praia, boliche, xadrez, mountain bike e natação.
A presidente da CBDS, Diana Kyosen, é natural de Londrina e está muito feliz por ver a Surdolimpíada em sua cidade natal. “Esse evento é um dos mais importantes do calendário do surdodesporto brasileiro porque, a partir dele, teremos os destaques que poderão representar nosso país nos torneios internacionais. Aproveito para agradecer a Prefeitura de Londrina pela parceria com a CBDS e por terem aberto as portas da cidade para mais um evento tão grandioso do surdodesporto nacional. Isso me faz ter a certeza de que estamos no caminho certo para garantir a inclusão das pessoas surdas por meio do esporte e para ampliar a visibilidade ao Surdodesporto, fazendo com que as pessoas conheçam a força dos nossos surdoatletas”, disse a ex-atleta de futsal da Seleção Brasileira Feminina.
Para o presidente da FEL, Marcelo Oguido, é mais do que importante que a Prefeitura apoie a Surdolimpíada. “Para o paradesporto, ter esse incentivo é primordial, por ser uma prática que cresce cada vez mais. A FEL tem esse compromisso, e ficamos felizes em poder receber todas essas equipes, vindas de diferentes estados, para serem muito bem recebidas em nosso município”, explicou.
O presidente da Associação de Surdos de Londrina (ASL), Bruno Silva, disse estar torcendo muito pelos surdoatletas londrinenses. “Eu desejo muito essa vitória em Londrina, inclusive com surdos na torcida. A prática esportiva é muito importante para as pessoas surdas porque ele mostra que surdos também têm talentos, e o esporte pode ser um deles”, enfatizou.
A primeira edição da Surdolimpíada Nacional foi realizada em 2002, na cidade gaúcha de Passo Fundo. Depois de 17 anos, a segunda edição do evento foi realizada em Pará de Minas, Minas Gerais, em 2019. A terceira edição ocorreu em 2021, na cidade paulista de São José dos Campos. A competição também conta com apoio do Governo Federal, da Federação Desportiva de Surdos do Paraná (FDSP) e do ICOM-Libras.
Confira a programação da 4ª Surdolimpíada Nacional:
Sábado (2)
Atletismo
Local: UEL
Rodovia Celso Garcia Cid, PR-445 – Km 380 – Londrina
Badminton
Local: Ilece
Avenida Juscelino Kubitscheck, 1.792 – Londrina
Natação
Local: Associação dos Funcionários Municipais de Londrina
Rua Funcionários, 363 – Londrina
Judô
Local: Ginásio Poliesportivo Marista
Avenida Maringá, 78 – Londrina
Karatê/ Taekwondo
Local: Ginásio de Esportes Moringão
Rua Gomes Carneiro – Londrina
Xadrez
Local: Sesc Centro
Rua Fernando Noronha, 264 – Londrina
Domingo (3)
Boliche
Local: Go Strike
Rua Ibis, 440 – Centro – Arapongas
Mountain Bike
Local: Pista do Grandão
Estrada da Cascatinha, 445 – Km 87
Sábado (2) e domingo (3)
Tênis de Mesa
Local: Londrina Country Club
Rua Fernando de Noronha, 977 – Londrina
Vôlei de Praia
Local: Aterro
Rua Prof. Joaquim de Matos Barreto, 1353 – Londrina
Texto: Rebeca Vernillo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina e com informações da Assessoria de Comunicação da CBDS
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá