Notícias em Destaque
Mudas, 21 mil peixes e lançamento de expedição no Dia do Rio Ivaí
Prefeitos da região participam nesta sexta-feira (19) das solenidades que marcam o Dia do Rio Ivaí, evento oficial que tem como objetivo despertar a consciência regional para a importância, os problemas e o futuro do maior rio da região. O evento está marcado para o Parque Ambiental de São Jorge do Ivaí, a partir das 8 horas.
O conjunto de ações programadas dentro do II Fórum do Corredor do Ivaí inclui a reunião conjunta de prefeitos, vereadores, secretários de meio ambiente, ambientalistas, estudantes e populares para discutir ações em prol do maior rio exclusivamente paranaense.
Segundo o coordenador do evento, Umberto Crispim de Araújo, secretário do Meio Ambiente de Maringá, os prefeitos Roberto Pupin, Edgar Silvestre (Marialva), André Bovo (São Jorge do Ivaí) que confirmaram presenças e representam as cidades da região, juntamente com os demais participantes do encontro irão realizar no local conhecido como Poço do Pintado, a a soltura de 21 mil peixes juvenis das espécies pacu, pintado, piavuçu, curimba e piau. Também darão início ao plantio de 1000 mudas nativas para a recomposição da floresta ribeirinha.
A programação também prevê palestras, apresentação cultural e uma agenda de compromisso em prol da conservação do único grande rio do território paranaense sem qualquer barragem, condição que o credencia para implementação de transporte fluvial.
Outro destaque será o lançamento pelo secretário Umberto Crispim, da 1a. Expedição Ambiental do Rio Ivaí, marcada para o mês de novembro. Segundo ele será a primeira edição de um evento marcante que levará a um total conhecimento da atual situação do Ivaí em todos os 685 quilômetros do seu curso, desde a nascente, na cidade de Prudentópolis, até o ponto onde deságua no Rio Paraná, já engrossado por mais de uma dezena de outros cursos d’água.
A denominação “expedição” visa lembrar também que o Ivaí é um rio histórico, o caminho dos primeiros desbravadores da região, principalmente espanhóis e jesuítas que instalaram cidadelas para catequizar índios. Uma prova dessa colonização pioneira está em cidadela jesuíta no município de Fênix, onde espanhóis, padres e índios foram expulsos por bandeirantes comandados por Raposo Tavares.
Reunindo autoridades e especialistas do meio ambiente, ecologistas, imprensa, ribeirinhos, estudantes, a 1a. Expedição vai registrar as belezas do Ivaí e ao mesmo tempo proporcionar um diagnóstico sobre problemas para um programa de ação que visa um Rio Ivaí protegido e saudável para as futuras gerações.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá