Município prorroga vacinação contra a dengue

Como medida de prevenção à dengue, a Prefeitura de Londrina prorrogou a vacinação contra a doença até o próximo dia 11 de novembro. Os jovens de 15 a 27 anos que tomaram a primeira ou segunda dose da vacina devem procurar uma das Unidades Básicas de Saúde da zona rural e urbana. Elas estão abertas de segunda a sexta-feira, das  7h às 19h.

De acordo com o secretário de Saúde, Felippe Machado, a Secretaria Municipal de Saúde manterá o ponto fixo de vacinação no Calçadão de Londrina, em frente à agência do Banco do Brasil. Os jovens poderão procurar os profissionais de saúde no Calçadão, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h e, aos sábados, das 8h30 às 13h. Nos dias em que o comércio funciona até as 18h, os profissionais da saúde também fazem o mesmo.

Além disso, eles farão a busca ativa no território, entrando em contato com o público-alvo através da busca casa a casa e por telefone. A expectativa é que o Município consiga aumentar o número de pessoas imunizadas que, atualmente, está em pouco mais de 22 mil cidadãos. A meta municipal é vacinar 61 mil indivíduos, ou seja, mais de 38 mil pessoas ainda não procuraram a imunização gratuita.

O objetivo da prorrogação da campanha é chamar a atenção do público jovem para o fato de que a vacinação é um dos meios preventivos da dengue, é segura e para sua eficácia completa é preciso tomar a segunda e a terceira dose. “É importante a conscientização dos jovens, porque a dengue em casos agudos pode chegar a matar, como já aconteceu em Londrina. E a vacina é um meio preventivo da doença, quanto mais pessoas estiverem imunizadas, menos indivíduos transmitirão o vírus e mais pessoas estarão protegidas”, explicou o secretário.

De acordo com coordenadora de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, a procura do público-alvo está baixa em diversos municípios paranaenses, não apenas em Londrina. Por exemplo, o município de Foz do Iguaçu imunizou 33% do público-alvo; Cambé 36%, Ibiporã 39% Jataizinho 48% e Maringá 54% do público jovem.

Para que a imunização seja completa é necessário a aplicação de três doses, com intervalo de seis meses entre cada uma. A vacina da dengue não pode ser aplicada em conjunto com a imunização para outras doenças, assim como  não deve ser usada em gestantes; mulheres que amamentam; pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida; e pessoas em tratamento com corticoides em dosagens elevadas e prolongadas.

Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo
O Maringá

Sair da versão mobile