Empresa londrinense receberá R$ 1.413.000,00 para realizar a obra; serão recapeados 2,5 km, construídos canteiro central e 600 vagas para estacionamento
No sábado (23), às 11h30, o prefeito de Londrina, Barbosa Neto, assinou a ordem de serviço para revitalização da avenida Maringá. A empresa londrinense Axial foi a vencedora da licitação para executar a obra que vai desde o lago Igapó até a avenida Tiradentes. O valor final da licitação foi de R$ 1 milhão e 413 mil e os recursos para o pagamento já estão em caixa.
A partir da assinatura, a Axial tem cinco dias para iniciar as obras. O prazo para a execução é de 180 dias. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, as melhorias na avenida Maringá contemplam o recape de 2,5 quilômetros de asfalto e pavimento de quatro pistas de rolamento (duas em cada sentido), construção do canteiro central com 80 cm, de pontos de passagem para pedestres, rampas de acessibilidade, jardinagem, execução e pintura dos meios-fios, além da mudança dos espaços de estacionamento de veículos que passam de 400 vagas para 600 com 45º de angulação.
O projeto foi elaborado pelo Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) e visa melhorar o fluxo de trânsito, principalmente, nos horários de picos. As obras terão a parceria da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) que vai organizar o trânsito no decorrer do serviço. O secretário de Gestão Pública, Fábio Reali Lemos, pediu que a população tenha paciência durante as obras e disse que a duplicação é de grande importância, porque vai sanar o problema do congestionamento do trânsito em horários de pico.
De acordo com o prefeito, esta obra é uma reivindicação da população há 37 anos e será uma intervenção em prol da melhoria de uma via que liga importantes pontos e onde passam mais de 2 mil veículos por hora. “Londrina emplaca, por dia, 75 novos veículos e esse aumento na frota é sentido na malha viária que não suporta tantos carros e que pede por melhorias. Comparado com aquilo que foi feito em 2008, nós já utilizamos 18 vezes mais toneladas de massa asfáltica para recapear as ruas da cidade”, disse Barbosa Neto.
Para a londrinense, Sara Mafra, a obra trará mudanças positivas para os moradores da região. “Tudo aquilo que minha comunidade pediu, o prefeito atendeu. Essa obra vai mudar a região e a vida de muita gente, quer seja favorável a ela ou não, mas isso é necessário, porque precisamos pensar no futuro da cidade e prevenir acidentes”, afirmou a moradora.
O projeto foi elaborado pelo IPPUL e visa melhorar o fluxo de trânsito, principalmente, nos horários de picos. As obras têm parceria da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) que vai organizar o trânsito no decorrer do serviço.
Fotos: Vivian Honorato
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá