Município se destaca no Estado com sistema de licenciamento próprio

Notícias em Destaque

Município se destaca no Estado com sistema de licenciamento próprio

Minha Página AMP
Maringá se destaca no cenário estadual como o único município a ter um sistema próprio de Sistema de Licenciamento Ambiental. Desenvolvido pelo Centro de Tecnologia de Informação da Prefeitura e Secretaria de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (Sema), o sistema já emite dispensa de licenciamentos e certidões de registros ambientais e documentos para fins de licitação. O próximo passo é tornar online todo o processo de autorizações de intervenções florestais e demais licenças. 
Após a delegação de competências de diversas modalidades de licenciamento aos municípios, as prefeituras adotaram o Sistema de Gestão Ambiental do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
A diretora de Licenciamento da Sema, Juliane Kerkhoff, explica que o sistema maringaense é diferenciado por ser desenvolvido de acordo com a legislação municipal. “Um sistema que se aplica conforme nossa realidade, lembrando que falhas no sistema podem ser solucionadas em Maringá, com a equipe do CTI, sem aguardar atendimento em Curitiba”, lembra.
O secretário de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Ederlei Alkamin, destaca que a informatização reduz gastos com papéis e outros materiais, dá celeridade aos processos e evita idas e vindas à Secretaria. “Periodicamente realizamos reuniões técnicas com consultores a fim de esclarecer todos os procedimentos, evitando assim indeferimentos e atrasos nos processos”, afirma, ressaltando investimentos na estruturação da equipe de fiscalização da Sema, aquisição de computadores e veículos.
Em pouco mais de ano, o município arrecadou cerca de R$ 256 mil com o licenciamento ambiental, antes realizado pelo IAP. A Sema se estruturou e licencia intervenções florestais, atividades agropecuárias, empreendimentos comerciais e industriais, entre outras atividades de competência municipal.
Nesse período foram emitidas mais de 50 autorizações ambientais permitindo entre outras atividades o corte de vegetação florestal nativa e aproveitamento de material lenhoso seco; 108 licenças ambientais unificadas regularizando atividades industriais de pequeno e médio impacto no município; além de 227 licenças ambientais simplificadas para os empreendimentos comerciais e de serviços além de obras de infraestrutura urbana, como a construção e pavimentação de vias urbanas.
Os recursos do licenciamento devem ser revertidos em ações em defesa do meio ambiente como a recuperação e preservação de reservas florestais, fundos de vale, recursos hídricos, atividades de educação ambiental entre outras iniciativas para o controle de ações nocivas ao meio ambiente. 
Saiba mais sobre o licenciamento ambiental pelo telefone 3293 8750 (Sema)

Outras Notícias

[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá

Sair da versão mobile