A diversão está garantida para toda a família nesta segunda-feira (26), com a apresentação do espetáculo “Eu existo”, do Grupo Anamá, de Maringá, como parte da programação do FILO 2023. Serão duas sessões: às 16h e 19h, no Espaço Villa Rica (Rua Piauí, 211 – Centro). Os ingressos estão à venda pelo site www.filo.art.br e pela plataforma www.sympla.com.br/produtor/filo e custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada).
De maneira lúdica e divertida, o Grupo Anamá convida o público infantojuvenil a vivenciar um dia inesperado do personagem Canelinha, levando ao palco parte da realidade das crianças em situação de rua. Trata-se de um cenário cada vez mais comum nas cidades brasileiras, em que muitas vezes essas crianças parecem invisíveis socialmente.
“O nosso objetivo é, por meio da arte, sensibilizar as pessoas sobre a vulnerabilidade social das crianças de rua, que têm tantos direitos desrespeitados. Deixamos em aberto o final do espetáculo, até como forma de estimular a reflexão sobre o assunto por parte dos pais, com as crianças”, ressalta a atriz Luara Fagundes Maranho.
No palco, ela e seus dois irmãos – Cairan Fagundes e Iraquitan Fagundes Maranho – darão vida a seis personagens através de variadas técnicas do teatro de bonecos e animação, que marcarão a aventura do garoto.
Pela primeira vez participando de um festival do âmbito do FILO, com o grupo que montou com seus irmãos, Luara está orgulhosa pelo convite: “É uma grande alegria e responsabilidade apresentar o nosso trabalho aqui”, comenta.
Formado em 2011, o Grupo Anamá (termo de origem tupi que significa tribo ou família) é composto por três irmãos e surgiu da necessidade de colocar em prática a formação cultural de seus integrantes. Os artistas são filhos dos bonequeiros Rô Fagundes (Cia. FantoKid´s) e Sandro Maranho (Cia. Ateliê mão dupla), que há mais de 30 anos dedicam-se ao teatro e exploram linguagens e técnicas inovadoras em sua área de atuação.
O espetáculo “Eu existo” foi realizado em 2019, por meio de incentivo cultural referente ao Prêmio Aniceto Matti, Edital 008/2017, de Maringá.
Ingressos esgotados para Mavi Veloso
Para encerrar a programação da noite desta segunda-feira (26), a performance “Traveca Delights”, com a brasileira Mavi Veloso, será apresentada às 21h, na Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL, com reapresentação na terça-feira (27). Os ingressos para as duas sessões estão esgotados.
“Traveca Delights” é uma coprodução Brasil-Holanda. Mavi reside atualmente em Amsterdã, e a performance tem como referência e homenagem o projeto Jardim das Delícias, de Cláudia Wonder, multiartista travesti e ícone do movimento trans paulistano, que faleceu em 2010. O trabalho de Mavi propõe uma colagem de sensações, sonhos e música, na qual o corpo se torna o receptáculo e o espetáculo para o empoderamento. A performance, segundo a artista, traz um afrontamento intimista, delineado por um campo experimental libertador, abrindo percepções e confundindo noções normativas. A classificação indicativa deste espetáculo é 18 anos.
O Festival Internacional de Londrina – FILO 2023 tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
Texto: N.Com, com informações da Assessoria de Comunicação do FILO
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a assessora de imprensa do FILO, Jackeline Seglin, pelo telefone/WhatsApp (43) 99679-5199.
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá