Núcleo Regional de Cultura é inaugurado em Londrina e amplia acesso a políticas e ações

Na tarde de quarta-feira (3), foi  inaugurado o Núcleo Regional de Cultura da macrorregião nordeste – PR, que tem Londrina como cidade de referência, localizada na Divisão de Artes Plásticas (DAP) da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina – rua Pernambuco, 540, Centro. A implantação do Núcleo teve como objetivo ampliar o acesso de artistas e cidadãos às políticas e ações culturais do estado. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Seec), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Entre as autoridades que estiveram na cerimônia, participaram a secretária do Estado de Cultura, Luciana Casagrande Pereira; o assessor da Seti, René Vagner Ramos, representando o secretário Aldo Bona; a reitora da UEL Marta Fávaro; o vice-reitor da UEL Airton Petris; e o diretor da DAP Danillo Villa.

Em Londrina, quem atuará como a Agente Regional de Cultura do núcleo é Ana Paula Mariano Santos, além de outros quatro auxiliares. “Ocupando essa função, estarei trabalhando com os gestores municipais de cultura, a sociedade civil e agentes culturais, de forma a  estruturar e implantar o sistema municipal de cultura e fazer com que as ações da secretaria de cultura do estado, sediada em Curitiba, cheguem ao interior”, explicou.

Segundo Luciana Casagrande Pereira, Secretária do Estado de Cultura, os Núcleos Regionais serão extensões da SEEC, fortalecendo a difusão das políticas culturais e proporcionando atendimento próximo e eficiente aos agentes culturais e à população de todas as regiões do Paraná. “A implantação de um núcleo regional de cultura em Londrina, e nas demais macrorregiões, é a materialização da descentralização dos recursos destinados à cultura”, salientou.

Já para a reitora da UEL Marta Fávaro a existência do Núcleo no espaço da UEL permitirá que as manifestações culturais já existentes na universidade sejam fortalecidas. “Ter a Secretaria de Cultura do Estado no espaço da universidade e compartilhar esse espaço com a Casa de Cultura, e pela divisão de artes plásticas, é a realização de um passo importante para a materialização de uma ação efetiva de fortalecimento e expansão das ações culturais”, relatou.

Outros núcleos que ainda serão entregues até o dia 5 de julho serão em Maringá (UEM); Cascavel (Unioeste); Guarapuava (Unicentro), Ponta Grossa (UEPG) e Jacarezinho (UENP). Outro núcleo será instalado na prefeitura de Francisco Beltrão, no Sudoeste.

A diretora de Patrimônio Artístico e Histórico Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Solange Batigliana, disse que para a Secretaria de Cultura de Londrina, e para a macrorregião nordeste, a ação permitirá uma ponte da capital ao interior do Paraná, gerando maior sinergia entre a administração pública municipal e estadual. “Isso que a gente está vendo aqui hoje é um pedido que se faz há vinte anos, de se ter lugares de atendimentos descentralizados de cultura em outros municípios do estado. Para quem está trabalhando nas estruturas oficiais de cultura, hoje é um dia muito importante”, destacou.

Texto: Manu Barioni, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá

Sair da versão mobile