Nesta terça-feira (4), em Curitiba, 52 instituições paranaenses se reuniram no primeiro encontro dos Núcleos de Cooperação Socioambiental de 2025, promovido pela Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec. O evento teve como foco discutir soluções para questões ambientais e da qualidade do trabalho na capital paranaense e em municípios da região metropolitana.
Diagnóstico e Estratégias para a Sustentabilidade
Durante o encontro, os participantes realizaram um diagnóstico das principais causas dos desafios locais e discutiram formas de enfrentá-los com a metodologia da Teoria da Mudança, que descreve o caminho necessário para alcançar resultados concretos. Em grupos, foram levantados pontos cruciais para ambos os temas:
- Qualidade Ambiental: A necessidade de reunir dados e realizar monitoramentos sobre indicadores de qualidade ambiental, como a qualidade da água, resíduos sólidos e saneamento rural, foi um dos principais tópicos abordados.
- Qualificação do Trabalho: O diagnóstico evidenciou a evasão escolar, a mobilidade urbana e a falta de formação profissional como questões a serem trabalhadas para melhorar as condições de trabalho na região.
Desafios Transversais e a Integração das Instituições
O encontro também destacou como os temas abordados são interligados e exigem ações colaborativas entre diversas instituições. Lucas Siqueira, do Grupo Dignidade, comentou sobre a necessidade de pensarmos de maneira integrada para aumentar o impacto social das ações: “Quando reunimos todas essas instituições para conversar, percebemos como as nossas demandas são transversais, pois lidamos com injustiças sociais, mesmo em terrenos diferentes.”
Loa Campos, coordenadora do Ministério da Cultura, também ressaltou a importância de reconhecer o trabalho já realizado pelas instituições e como alinhá-las para potencializar as ações comunitárias: “É muito precioso estarmos reunidos como órgãos federais, associações e bases comunitárias para potencializar o que já existe enquanto esforço comunitário.”
Próximos Encontros e a Agenda para o Trimestre
O calendário de encontros segue com eventos em várias cidades do Paraná e também do Sul de Mato Grosso do Sul. Em 5 de fevereiro, o Núcleo dos Campos Gerais se reúne em Ponta Grossa, e os encontros continuam em cidades como Santo Antônio da Platina, Paranaguá, Irati, Maringá, entre outras, até o final de fevereiro e março.
Sobre os Núcleos de Cooperação Socioambiental
Os 21 Núcleos de Cooperação Socioambiental, criados em 2024, têm o objetivo de melhorar a qualidade de vida e promover a sustentabilidade nas comunidades atendidas. Esses núcleos são formados por representantes do poder público, universidades, movimentos sociais, ONGs ambientais e empresas, entre outros. Utilizando a governança participativa, o objetivo é engajar instituições e organizações em ações que promovam um futuro mais sustentável e justo para a população local.