O número de mortos após o terremoto que atingiu a Colômbia na segunda-feira subiu para 265, de acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira, 12 de agosto, pelo presidente colombiano, Abelardo de la Espriella.
Além das vítimas fatais, 3.494 pessoas ficaram feridas e outras 496 continuam desaparecidas. As autoridades seguem concentrando esforços nas operações de busca e atendimento às áreas atingidas pelo desastre.
Segundo o presidente, mais de 53 mil pessoas foram afetadas pelo terremoto. O impacto do tremor provocou uma mobilização das autoridades para prestar assistência às comunidades atingidas e localizar as pessoas que ainda não foram encontradas.
O governo colombiano também anunciou medidas emergenciais para acelerar a resposta ao desastre. Entre elas está a declaração de um estado de emergência econômica, que deverá permitir a adoção de ações destinadas a ampliar e agilizar o atendimento à população afetada.
Apesar do elevado número de vítimas, as equipes de emergência continuam concentradas principalmente nas operações de busca pelos desaparecidos.
As autoridades devem manter as ações de assistência e resgate enquanto novas informações sobre a extensão dos danos e a situação das pessoas afetadas são reunidas.

