A servidora pública Elisângela da Silva, de Campo Largo (PR), jamais esquecerá o número 140. Foi ele que garantiu a ela um dos melhores desempenhos no curso de capacitação do programa AMP-Itaipu 4.0 e, como reconhecimento, uma viagem com tudo pago para Foz do Iguaçu.
O prêmio incluiu hospedagem no luxuoso Mabu Thermas Grand Resort, com direito a acompanhante e sistema all inclusive, além de uma visita panorâmica à grandiosa Itaipu Binacional. No total, 15 servidores que se destacaram no programa foram contemplados com a experiência.
Aprendizado que transforma
Professora na Escola Municipal Dona Fina, Elisângela optou pelo curso de Alfabetização e Letramento, um dos quatro oferecidos pelo programa. “A metodologia global apresentada no curso permite que o professor observe a individualidade de cada aluno e adapte o ensino às suas necessidades. Foi um aprendizado enriquecedor”, comentou a servidora.
Inspirada pela sorte, Elisângela até tentou usar o número 140 na loteria, mas não teve sucesso. Ainda assim, ela sabe que o verdadeiro prêmio foi o conhecimento adquirido e as memórias inesquecíveis da viagem.
Reconhecimento e dedicação
Os participantes da viagem foram recepcionados na sexta-feira (7) no Centro de Recepção de Visitantes de Foz do Iguaçu. Enio Verri, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, fez questão de parabenizá-los. “Isso demonstra o comprometimento dos servidores públicos municipais em aprimorar seus conhecimentos para oferecer um serviço de qualidade à população. Para a Itaipu, é uma honra contribuir para essa qualificação, pois impacta diretamente na qualidade de vida da sociedade”, afirmou Verri.
Além do momento de reconhecimento, os servidores tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento da maior geradora de energia limpa e renovável do mundo, durante um tour pela usina.
Experiências e novas perspectivas
Rosângela Migon Broch, da Secretaria de Educação de Francisco Beltrão, escolheu o curso de Autismo para se aprofundar na área e melhorar sua atuação no atendimento a crianças com dificuldades de aprendizagem, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). “A troca de experiências com colegas e o aprendizado foram enriquecedores. Tivemos acesso a um excelente conteúdo e professores altamente capacitados”, destacou.
Já Estefania Gadonski Grendel, de Araucária, optou pelo curso de Contratos e Licitações. Embora já conhecesse a Itaipu, essa visita teve um significado especial para ela. “Foi uma experiência diferente por ser um convite direto da Itaipu, organizado pela própria empresa. Isso tornou o momento ainda mais especial”, comentou.
O impacto do programa AMP Itaipu 4.0
Criado pela Itaipu Binacional em parceria com a AMP e a Faculdade Pólis Civitas, o programa AMP Itaipu 4.0 tem como objetivo capacitar servidores públicos municipais em quatro áreas estratégicas: Alfabetização e Letramento, Licitações e Contratos, Esporte e Lazer, e Autismo.
Com a formação da primeira turma em dezembro de 2024, o programa já impactou 500 alunos e segue promovendo qualificação profissional até dezembro de 2025. Além de fortalecer a gestão pública municipal, a iniciativa busca impulsionar o desenvolvimento social e econômico do Paraná.
Para Elisângela e os demais participantes, o programa foi mais do que uma capacitação: foi uma oportunidade de crescimento, reconhecimento e vivências inesquecíveis.
Fonte: ASC Itaipu Binacional