O pioneiro maringaense Laércio Nickel Ferreira Lopes, um dos mais antigos e mais respeitados dentistas de Maringá, morreu na noite deste domingo, 30, aos 93 anos. Ele tinha como hobby a fotografia e é autor de algumas das mais importantes fotos históricas de Maringá, entre elas a da construção da Catedral em que aparece o teto da antiga catedral de Maringá, construída em madeira.
O velório acontece na capela Prever e o sepultamento será no Cemitério Municipal.
Mineiro de Poços de Caldas, Laércio Nickel chegou a Maringá em 1951 e foi um dos primeiros dentistas de Maringá formados em faculdade. Na época, eram comuns os dentistas práticos, os famosos tira-dentes, que faziam basicamente o mesmo trabalho, porém sem uma formação universitária. “Os práticos não eram concorrentes, nem adversários. Eram profissionais necessários para uma população que crescia por hora. Quando cheguei, ao invés de criar caso com eles, fiz foi manter amizade, parcerias, nos ajudamos muito”, disse.
Na Maringá em construção, em que era comum encontrar gigantescos tocos de peroba no canteiro central da Avenida Brasil, caminhões e jipes atolados em qualquer esquina, o jovem dentista se apaixonou pela jovem Lucia Moreira, que estava em Maringá desde 1945, quando só existia a região hoje conhecida como Maringá Velho. Lúcia era filha do pioneiro Napoleão Moreira da Silva e de dona Armelinda Fernandes Moreira. Ela morreu em abril de 2019.
Saiba mais sobre Láercio Níckel Ferreira Lopes AQUI