Morreu na tarde deste sábado, 15, vítima de complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral (AVC), o servidor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Almir Carvalho de Oliveira, de 57 anos, que há 35 anos trabalhava no Restaurante Universitário. Almir foi também presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá , o SinteemaR, de 1998 a 2001, e durante sua gestão foi construída a atual sede do sindicato, ao lado do câmpus da UEM.
Almir também esteve em outras gestões do sindicato, ocupando funções como secretário de Finanças, de Formação Sindical e de Administração. Fez parte da direção estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Núcleo Norte Novo da Central, além de ser um dos articuladores que, em 2013, criaram a Federação Nacional dos Servidores Públicos Estaduais (FENASEPE).
O legado de Almir Carvalho é muito grande, pois ele construiu uma história de luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora e em defesa do movimento e da representatividade sindical. Almir também foi o principal responsável pelo retorno do SinteemaR aos quadros da CUT, em 2007.
O corpo Almir Carvalho de Oliveira será velado e sepultado na cidade de Marilena, na barranca do Rio Paraná, no Jazigo da família.
“Soube ser guerreiro do início ao fim”, escreveu no Facebook o amigo Vladimir França.