Morreu na noite de sexta-feira, 7, em Curitiba, o empresário do ramo hoteleiro Juracy Cordeiro da Silva, de 79 anos, que foi a primeira pessoa a ser registrada como nascida em Maringá, que na época se resumia a apenas algumas casas na região hoje conhecida como Maringá Velho. Juracy era filho do pernambucano José Inácio da Silva, o Zé Maringá, que em 1942 passou a dirigir o Hotel Campestre, de propriedade da Companhia Melhoramentos, primeira construção de Maringá.
Juracy Cordeiro da Silva, que era engenheiro Florestal, mas se dedicava à hotelaria, morava desde 1961 em Curitiba, mas sempre visitava Maringá, onde ainda tem parentes.
Ele nasceu em 1943, do casamento de Zé Maringá e Eleutéria Cordeiro da Silva. O registro de nascimento foi feito em um cartório de Cambé e é o primeiro de uma criança nascida onde se formou a área urbana de Maringá. Outros maringaenses nasceram na zona rural desde 1939.
O corpo foi velado em Curitiba e trasladado para Maringá, onde o sepultamento está previsto para as 13 horas no Cemitério Municipal.