Morre a atriz e apresentadora Lolita Rodrigues, a Aldonza de “Sassaricando”

Lolita Rodrigues

Lolita Rodrigues viveu os últimos anos em João Pessoa, Paraíba, com a filha Sílvia Foto: João Miguel Júnior/TV Globo

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Ela esteve presente na primeira imagem gerada pela televisão no Brasil e por muito era lembrada pelo trio inseparável que formava com Hebe Camargo e Nair Bello, mas é também lembrada como apresentadora do programa “Almoço com as estrelas”, com Aito Rodrigues. A atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues morreu na madrugada deste domingo, 5, em João Pessoa, cidade onde morava com a filha desde 2015. Lolita tinha 94 anos, estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves e não resistiu a uma pneumonia.

 

Lolita Rodrigues foi pioneira na televisão

Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, artisticamente conhecida como Lolita Rodrigues, nasceu em Santos, litoral de São Paulo, em março de 1929, e faz parte da geração precursora da TV no Brasil. Ela cantou, por exemplo, o hino da TV brasileira no programa de estreia da TV Tupi, realizado em 18 de setembro de 1950.

Lolita começou a carreira artística participando de radionovelas e também como cantora na Era de Ouro do rádio no Brasil. O trabalho como atriz começou em 1957, quando interpretou uma cigana em “Corcunda de Notre Dame”, na TV Tupi. No papel, ela cantava, dançava e tocava castanholas.

 

Filha de espanhóis, Lolita teve a carreira permeada por personagens que falavam com sotaque castelhano. Em “Sassaricando” (1987), ela interpretou a espanhola Aldonza, mãe de Tancinha (Claudia Raia). Voltou a interpretar uma espanhola em “Terra Nostra” (1999), mais uma vez sendo mãe de Claudia Raia na ficção.

Com Hebe Camargo, uma amizade de toda uma vida Foto: Arquivo

 

Em seu último trabalho na TV, a artista interpretou Noêmia, avó de Luciana (Alinne Moraes), na novela Viver a Vida (2009).

 

Após se aposentar, Lolita fez poucas aparições públicas. Uma delas foi prestigiando o lançamento de “Flor do Caribe” (2013), enquanto ainda morava no Sudeste. Se mudou para a Paraíba em julho de 2015 e decidiu passar a aposentadoria reclusa, na companhia da única filha, Silvia Rodrigues, que trabalha e mora na capital paraibana.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile