Morre a pioneira maringaense Ísis Bruder, referência em assistência social

Viúva do ex-vereador Ulisses Bruder, dona Ísis morava em Maringá desde 1948 e teve sua história associada à Igreja Presbiteriana Independente

Ísis Bruder

Ísis Bruder morava em Maringá desde 1948 Foto: Arquivo da Família

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Morreu na noite desta quarta-feira, 3, a pioneira Ísis Bruder, de 96 anos, que deixa sua marca como líder de alguns dos principais projetos sociais desenvolvidos pela Igreja Presbiteriana Independente (IPI) de Maringá para atender crianças, jovens e adultos, como o Lar Nazaré e o Instituto Ísis Bruder, além de um trabalho de atendimento a mulheres na prisão.

Dona Ísis chegou em Maringá em 1948 e, junto com o marido, Ulisses Bruder, foram peças fundamentais na fundação e primeiras décadas da Igreja Presbiteriana Independente, onde ela exerceu quase todas as funções, inclusive professora da escola dominical, formação de conjuntos corais e era ainda a pianista da igreja. Seu marido foi vereador na década de 1950 e hoje seu nome denomina o plenário da Câmara Municipal.

A historiadora Loide Caetano, que há 10 anos publicou o livro “Semeando café e disseminando a fé”, em que faz um paralelo entre o desenvolvimento de Maringá e a presença da Igreja Presbiteriana Independente na cidade, era amiga pessoal de Ísis Bruder e considera que ela foi um modelo. “Dona Ísis marcou a minha vida, sendo um exemplo de mulher forte e foi –  e continuará sendo –  uma referência no que diz respeito à postura ética, na perseverança da fé, no conhecimento das coisas relacionadas ao seu sistema de fé, na abrangência cultural e na franqueza com a qual lidava com as pessoas”.

Nascida em Agudos, no Estados de São Paulo e viúva desde 1992, dona Ísis Coutinho Bruder deixa os filhos Renato, Ulissinho e Tânia, netos e bisnetos.

O corpo está sendo velado em um local muito conhecido por Ísis, a Igreja Presbiteriana Independente, onde as 15h30 acontece um culto e na sequência o corpo será levado para sepultamento às 17 horas no Cemitério Municipal, no sepulcro da família Bruder.

 

Outras notícias de Maringá

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile