Morre Akira Toriyama, mestre do mangá e criador da série “Dragon Ball”

Nirre Akira Toriyama,criador da série "Dragon Ball" Foto: Divulgação

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

O mundo dos mangás e dos super-heróis japoneses está de luto com o anúncio da morte de Akira Toriyama, criador das séries “Dragon Ball” e “Dr. Slump”. Toriyama tinha 68 anos e teve morte provocada por um hematoma subdural, que é quando acontece um acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio.

A morte aconteceu no dia 1º deste mês e a notícia veio somente agora seguindo uma tradição do Japão de divulgar oficialmente a morte de uma figura pública dias após o ocorrido, uma forma de respeito ao tempo que familiares e amigos precisam para se despedirem.

Toriyama, o mestre dos mestres

Hoje em dia, Akira Toriyama é considerado o grande mestre dos principais autores do gênero shonen, como Eiichiro Oda (One Piece), Hirohiko Araki (Jojo’s Bizarre Adventure), Masashi Kishimoto (Naruto), Tite Kubo (Bleach) e Hiro Mashima (Rave Master, Fairy Tail), que frequentemente expressam sua admiração por Toriyama, até mesmo com pequenas referências em suas obras.

Akira iniciou sua carreira em 1978 com a história Wonder Island publicada na Weekly Shonen Jump, depois fez outros mangás: Highlight Island, seguido por Tomato Girl Detective.

Ele conquistou sua fama com Dr. Slump, publicada semanalmente na Shonen Jump de 1980 a 1984, gerando 18 volumes encadernados, que veio a ser o primeiro anime baseado em uma obra de Toriyama.

O traço e personagens de Akira Toriyama conquistaram amantes do mangá em todo o mundo Foto: Divulgação

Ele é mais conhecido por ser o autor da famosa série Dragon Ball. Essa série é conhecida como um dos eixos para o que foi conhecido como “a Era Dourada da Jump”. Seu sucesso “forçou” Toriyama a trabalhar em Dragon Ball de 1984 a 1995. Durante esse período de onze anos, ele produziu 42 volumes. Cada volume tem uma média de 200 páginas, de maneira que toda trama de Dragon Ball se estende por quase 10.000 páginas.

Além disso, o sucesso de Dragon Ball levou a uma série de anime para televisão, filmes de longa-metragem, Video games, e um mega-merchandising.

Veja também

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile