Morre aos 70 anos o professor Jacó Gimenes, ex-vice-reitor da UEM e fundador da Retur

Jacó Gimenes

O professor Jacó estava internado em Curitiba por conta de complicações de um câncer Foto: UEM

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Morreu na manhã desta sexta-feira, 27, em um hospital em Curitiba, onde estava internado em decorrência de complicações de um câncer, o professor Manoel Jacó Garcia Gimenes, que foi vice-reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e teve papel relevante no processo de gratuidade nas universidades estaduais e na instalação do Hospital Universitário. Junto com o reitor Fernando Ponte de Sousa, Jacó compôs a primeira chapa eleita democraticamente na UEM.

O velório acontece neste sábado, 28, a partir das 7 horas no Salão Nobre do Cemitério Parque. A cerimônia de despedida será às 17 horas no Crematório Angelus.

O professor Jacó teve um trabalho muito importante também na área do turismo. Junto com Vande Pille, ele fundou a Rede de Turismo Regional (Retur), definiu pratos típicos para cada município da região e foi o grande divulgador do chamado Corredor das Águas.

Seu trabalho na área do turismo lhe rendeu altos cargos no governo do Estado.

Ao longo da vida, recebeu dezenas de homenagens, incluindo o título de Cidadão Benemérito do Paraná, aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado e entregue, em Maringá, em maio de 2008.

Jacó Gimenes nasceu em Franca, São Paulo, e tinha 70 anos. Em 1969, com a notícia da criação da UEM, transferiu residência em 2 de dezembro para a cidade de Maringá. Em 1971, ingressou na UEM no curso superior em Licenciatura em Química, integrando a primeira turma. A formatura ocorreu em dezembro de 1974 e Jacó foi o orador da turma. Em maio de 1975, iniciou a carreira como docente na universidade, onde exerceu os cargos de chefe de Departamento de Química, diretor do Centro de Ciências Exatas, pró-reitor de Ensino e Pesquisa (1982 e 1983) e de vice-reitor (1986 a 1990). Desde março deste ano, fazia parte do Conselho de Integração Universidade-Comunidade (CUC).

Amigos se manifestam nas redes

Desde cedo, vários amigos estão postando nas redes sociais mensagens lamentando a morte do professor Jacó. O ex-reitor da UEM Fernando Ponte de Sousa, que formou a Reitoria com Jacó Gimenes no final da década de 1980 e início da de 90, falou do compromisso de seu amigo com a universidade:

Os professores Fernando Ponte e Jacó Gimenes formaram a chapa Universidade Democrática, que venceu a primeira eleição democrática da história da Reitoria da UEM Foto: Arquivo
“Devemos ao professor Jacó seu entusiasmo e participação nos melhores e mais bonitos sonhos sobre a UEM.
Como companheiro de gestão da chapa Universidade Democrática, trabalhamos intensamente por estes sonhos.
Me apoiou integralmente nos esforços pela gratuidade, iniciando com a proposta de congelamento das mensalidades , já em 1986, como ato político administrativo que levei ao Conselho de Administração para abrir caminho à gratuidade, isto antes da promulgação da Constituição de 1988 que finalmente oficializou o que iniciamos; participou apoiando os nossos esforços pela criação do Hospital Universitário e, prontamente, entendeu e tomou como tarefa importante a consagração da UEM como instituição regional.
Seu compromisso com a UEM, desde muito jovem, ainda numa conjuntura muito difícil, o faz merecedor da melhor homenagem, ser reconhecido pelo mérito valioso, o de querer o melhor para todos e todas”.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile